Você é uma pessoa oportunista ou é alguém que gera e aproveita as oportunidades?

E em relação a sua forma de aprender?

Ela está funcionando pra você? Vivemos num mundo repleto de informações, hoje em dia acontece até um certo exagero na quantidade de informações que são geradas e compartilhadas por dia, por hora e até por minutos.

Informação se tornou algo ao mesmo tempo tão importante quanto descartável.

E para fazer essa distinção é preciso ter um tipo de pensamento muito útil porém descartado por 99,9% dos Coaches: a estratégia ou a visão estratégica.

Nesse momento você vai sair dessa estatística e começar a refletir de forma estratégica o que te levará a um novo nível de resultado, de transformação e renda.

Leia o texto até o final e depois me conte o que descobriu!

A importância da visão estratégica!

É nítido que vivemos na era do pensamento e da reflexão. Hoje em dia, o que faz diferença é a ideia e o insight antes da ação e não somente a ação por si.

Estratégia virou a palavra de ordem e, se você ainda não tem a sua própria, com certeza, está fazendo parte da estratégia de alguém e está sendo massa de manobra para o plano de ação de marketing e vendas de alguém.

Estratégia é pensar por trás da ação. É a ação que deseja chegar a algum lugar ou levar alguém a algum lugar. Que não seja somente onde ela está agora.

Estratégia é antever e ao mesmo tempo criar no presente, o futuro que você deseja para você e pro seu negócio e também ressignificar o passado. Quem desenvolve o pensamento estratégico não perde tempo com culpas, arrependimentos ou ressentimentos porque sabe que tudo que aconteceu foi necessário para chegar ao momento presente. Ao único momento que há e o único momento onde você pode fazer algo por você, pelos outros, pelo mundo e, consequentemente, pela sua conta bancária.

A estratégia será responsável por aumentar todo o impacto de seu trabalho como Coach.

Ajude as pessoas a resolver o problema delas e ganhe muito dinheiro. Esse deve ser o lema de todo Coach, mas para isso é preciso jogar o xadrez dos jogos estratégicos, o que é muito fácil. Basta puxar a ponta do novelo de lã. É o que estamos fazendo nesse texto.

Agora eu te pergunto: você tem um plano de ação para curto, médio e longo prazo?

Ou está vivendo um dia de cada vez sem pensar no dia de amanhã? Está planejando com mais afinco o que vai comer no almoço ou no passeio de final de semana do que na sua carreira como Coach?

Você tem visão estratégica? Sabe refletir e organizar suas ações mediante essa reflexão?

Provavelmente não.

Estratégia não é matéria que se ensina na escola e tão pouco é fonte de conversas em todas as redes de assunto. A não ser que você esteja participando de um forte grupo de mentoria como o Maestria em Coaching, ou  algum MasterMind, ou grupos de networking bem focados é bem provável que você não tenha o hábito de pensar de forma estratégica.

E saiba que esse pensamento é um dos maiores ativos do Coach que deseja ter uma carreira amplamente assertiva e de longo prazo no mercado.

Se você está lendo esse texto e deseja realmente fincar a sua bandeira no Coaching do Brasil

Sendo reconhecido, bem remunerado, transformando a vida das pessoas e consequentemente deixar um legado, saiba que pensar estrategicamente deve ser algo a ser perseguido, estudado e praticado por você.

E esse texto vai te ajudar a criar essa visão estratégica, que é magicamente ampla. E, saiba que quanto mais você souber sobre estratégia mais precisará aprender sobre estratégia.

Esse é um conhecimento que nunca seca e tão pouco para ou estagna porque é um conhecimento que muda conforme o mundo muda. E eu não sei se você já reparou mas o mundo muda o tempo todo.

Quem não exerce o pensamento estratégico fica estagnado e é pego de surpresas por mudanças que poderiam muito bem ser previstas ou deixa de lado a oportunidade de criar coisas grandiosas e resultados expressivos.

Como montar uma estratégia de duas formas básicas!

Eu vou te apresentar duas formas básicas de você começar a pensar estrategicamente observando a diferença entre 4 palavras:

OPORTUNISMO, OPORTUNIDADE, APRENDIZ E APRENDEDOR.

Você sabe qual a diferença entre oportunismo e oportunidade?

Esse é o início do pensamento estratégico para o Coach.

Outro dia, estava em casa e uma ex-futura Coachee me ligou da Alemanha. Ela estava pensando em abrir um negócio em Portugal porque percebeu uma oportunidade que era algo que faltava na cidade dela.

Uma lacuna de mercado ou um nicho de atuação.

Eu precisei explicar pra ela que essa não era uma visão estratégica de negócios porque o foco era o oportunismo e não a oportunidade.

E qual a diferença?

O oportunismo sempre vai aparecer e, provavelmente, vai te tirar do seu foco a médio e longo prazo. Essa minha Coachee não entende nada do mercado que ela estava vendo como oportunidade, não entendia da legislação e tão pouco do público-alvo.

Querer abrir um negócio sem o mínimo de informação somente porque viu a ‘oportunidade’ é oportunismo.

Isso acontece muito na carreira do Coach! Eu sei porque já aconteceu muuuuuuuuuuito comigo.

Só é possível identificar oportunidades se você tiver uma visão de estratégia.

Quando não temos uma visão do nosso negócio a médio e longo prazo, temos a tendência, o que acaba virando um hábito de dizer sim para todas as ‘oportunidades’, o que na verdade é um oportunismo.

Exemplo: quando eu ainda não tinha o meu nicho de atuação definido, eu respondia sim a todos os convites para palestrar em Congressos online e era uma correria para gravar a palestra sem nenhuma ação que fosse me levar além daquela ação.

Fiz muitas palestras onde o meu público-alvo não estava, o que só me trouxe desgaste, gastos e nenhum resultado.

Por que?

Eu ainda não tinha visão estratégica. E faz parte de não ter visão estratégica dizer sim para tudo e todos o que pode e já deve estar minando o seu trabalho. Aliás dizer muito sim é ser oportunista em alto grau e não só mina o trabalho como corrói, cansa e nos tira do jogo de sermos bem remunerados.

Já a oportunidade é quando a nossa essência, o nosso ser interior e o nosso propósito estão alinhados com aquilo que o mercado precisa e está pedindo.

É nesse momento que o Coach se encontra e começa a ser encontrado e não somente procurar por Coahees.

É no encontro entre o que tem dentro de você e o que o mercado precisa que está o seu propósito, ou seja, o seu nicho de atuação e as suas melhores oportunidades.

E isso também tem a ver com a forma que você consome conteúdo e investe em conteúdo.

Quantos cursos você já comprou e que não fizeram o menor sentido para você no momento que chegou a fatura do cartão de crédito?

Quando não temos uma estratégia de médio e longo prazo definidas consumimos conteúdo sem a menor importância para o momento do nosso negócio.

De que adianta você comprar um curso de vendas se nem produto ou público-alvo você tem definido?

Ou, de que adianta você investir numa nova Certificação se ainda nem teve o ROI da última e tão pouco vai aprender como monetizar a sua carreira?

Essa é a sutil, porém enorme, diferença entre o APRENDIZ E O APRENDEDOR.

O aprendiz tem visão estratégica, ele segue e consome dos profissionais que realmente vão levá-lo ao próximo nível.

Ele não segue profissionais que estão muito acima dos resultados que ele tem agora e não fica se comparando.

Ter uma visão de estratégia é ser um eterno aprendiz

O APRENDIZ pratica a técnica que eu chamo de INPUT E OUTPUT. Ou seja, ele aprende e coloca em prática imediatamente no negócio dele ou compartilha informação com outras pessoas, gerando a entrada e saída de aprendizado e, consequentemente, de novos insights e grandes resultados.

O APRENDIZ é aquele que está em busca de oportunidades e não de oportunismo.

Já, o APRENDEDOR somente compra cursos e cursos, não coloca nada em prática. É uma verdadeira cartela de cursos, certificações, títulos etc. sem praticar nem um terço do que consome e, tão pouco, compartilha conteúdo gratuitamente (uma das estratégicas mais úteis para o Coach).

O APRENDEDOR é aquele que está em busca de OPORTUNISMO.

Mude a sua estratégia agora mesmo!

Esse movimento acontece de forma muito subliminar no cérebro de cada um e, se você se percebeu sendo oportunista ou aprendedor, é hora de dar um basta e contratar a minha mentoria porque, acredite, você pode passar anos e anos estagnado se quiser sair desse estágio sozinho.

E se você já tem uma visão estratégica, agora é hora de praticar e aprender novas visões para realmente alavancar seus resultados, aumentar o seu valor de mercado e começar a ser amplamente conhecido e reconhecido.

Antes de ser estratégico você como coach precisa ter FOCO que é a base de todo esse trabalho que criamos e precisamos desenvolver nesse mar de oportunidades e oportunismos que é a internet.

Eu recomento fortemente que você assista esse vídeo do grande Coach Paulo Vieira sobre Foco.

Esse conteúdo foi e ainda é de grande valor para mim e para os meus negócios.

Assista aqui: O poder do FOCO.

Comente abaixo falando sobre a sua visão estratégica e o que você descobriu com esse texto.

Vamos juntos!