A crítica  está intimamente ligada a visibilidade e quanto mais visibilidade você tem, adivinha o que acontece?

Mais clientes pro seu produto ou serviço você terá.

Quanto mais as pessoas te conhecem e conhecem seu trabalho mais você se torna confiável. Isso que é autoridade. Conhecimento do seu nome e confiança no seu trabalho.

Vamos a um exemplo comum de visibilidade? Um médico!

Médicos se vestem com destaque, são chamados com destaque, são facilmente visíveis no ambiente hospitalar.

É raro confundir um médico com algum outro funcionário e pra isso existem formas dele se mostrar.

O médico está, quase sempre, vestido com um jaleco branco, com o estetoscópio pendurado no balcão. Sem contar que ele, normalmente, está do outro lado da mesa – ou balcão – com seus blocos de guias, carimbos etc.

Todas essas características são formas de destacar o médico do restante das pessoas. Esse é o posicionamento profissional deles. Cada um destes itens contribuem para a construção da imagem do médico, o que traz visibilidade.

E raramente um médico é contestado, porque o poder da visibilidade traz autoridade.

Um médico, normalmente, só é contestado por outra autoridade. Um paciente dificilmente contraria o que o médico está dizendo. Afinal, aquele é o médico. Toda aquela imagem nos leva a crer que ele estudou muito para estar onde está.

Então, resumindo, para você ser uma autoridade, apareça muito nem que seja somente para o seu nicho de atuação: tenha visibilidade.

E visibilidade não precisa necessariamente você estar em todas as mídias sociais, aliás esse é um grave erro do Coach iniciante: querer estar em todas as mídias ao mesmo tempo.

Mídias sociais demandam um gerenciamento e um investimento tanto de tempo quanto de dinheiro. As mídias são aparentemente gratuitas mas para sua mensagem alcançar mais pessoas o investimento em dinheiro é fundamental.

Sem falar que o tempo que você investe postando conteúdo também faz parte do dinheiro que você ganha ou não e geralmente o retorno sobre esse investimento não vem a curto prazo a não ser que você invista muito.

Mas investir também não soluciona esse problema você pode investir sem acertar na comunicação pro seu público perfeito ~ aquele que está qualificado a fazer um processo de Coaching pago com você ~ a comunicação

Imagine um médico que  não precisa passar o dia todo na rua se identificando como médico, mas, quando está no seu nicho, ele tem toda uma construção para isso.

Um bom exemplo é o Érico Rocha, do Fórmula de Lançamento.

O Erico é uma autoridade pros empreendedores digitais pro mundo dos empreendedores digitais, o Erico é muito famoso possivelmente se ele estiver num desses eventos de empreendedorismo digital todos irão conhecê-lo, solicitar fotos, abordar etc

 

Mas o Erico num shopping ou aeroporto passa despercebido para o grande público.

E quanto mais ele ganha em visibilidade dentro do público dele  mais ele se torna uma autoridade ou seja: mais ele tem credibilidade.

A sua credibilidade é proporcional ao quanto você tem visibilidade.

E, claro quanto mais visibilidade mais você será alvo de críticas também é natural mas não se esconda e nem se mantenha pequeno com medo da crítica.

Quem te critica fala mais sobre ele do que sobre você.

 

Como eu lido com as críticas?

 

Eu as vejo como um espelho: aquele que vê algo em mim que ele critica é porque existe algo dentro dele que está refletindo em mim para ser curado.

E ao contrário, aquele que vê algo em mim que elogia e admira é porque esse algo também existe dentro dele esperando ser reconhecido.

Portanto não troque sua visibilidade pelo medo da crítica não se mantenha pequeno dentro da maior prisão que existe: a opinião alheia.

 

Tenha visibilidade e sua autoridade aumentará em vários níveis.

É assim que eu vejo.

Vamos juntos!