O posicionamento é o passo além da escolha do nicho, dentro da minha visão não existe posicionamento sem escolha de nicho e consequentemente não existe autoridade sem posicionamento e para se firmar no mercado, a autoridade é muito importante. É a formação da autoridade que você alavanca a sua carreira.

Mas agora vamos falar sobre o passo anterior: o posicionamento.

Formas de gerar posicionamento:

Você já sabe como ter um público específico (leia aqui sobre isso).

Para ser convidado para eventos tanto no mundo online como no mundo offline você precisa aprender a fazer networking e a dica que eu te dou para isso é: seja genuíno. Seja autêntico.

Não existe networking efetivo sem autenticidade. Porque o networking passa pela vontade autêntica de apoiar alguém a realizar algo. E para estar nos eventos, networking é fundamental.

Estar em contato com outros profissionais do seu nicho é fundamental, fazer parcerias, trocar ideias, inovar o que os outros estão fazendo no seu negócio, tudo isso só é possível e você está em contato com outros profissionais da sua área.

Aprenda: não existe concorrência nesse mercado. Seu maior concorrente está crescendo dentro de você se você acreditar que tem inimigos.

Escreva livros, inclusive ebooks. Hoje em dia não existe desculpa para que você entregue a sua mensagem ao mundo, é muito fácil escrever um ebook e mais fácil ainda entregá-lo as pessoas que vão ficar muito gratas por terem a mão um conteúdo tão prático e eficaz como esse!

Faça vídeos para o seu canal no youtube

O youtube é uma ótima ferramenta onde você pode levar a sua mensagem ao mundo.

E é 100% gratuita, aliás algumas ferramentas que mais dão resultado para gerar posicionamento são gratuitas.

E o melhor é que para quem está começando o ideal é usar o próprio celular para gravar esses vídeos.

Eu sempre indico aos meus clientes: comece com o que você tem mas comece.

Esteja nas redes socias de forma coerente com o seu nicho

Lembre-se sempre que o seu potencial cliente pode estar em todos os lugares. Mediante a minha experiência, a maioria dos clientes que desejam investir no autodesenvolvimento são invisíveis.

Como assim Jaque, invisíveis?

Sim, a maioria dos potenciais clientes eles não curtem, nem comentam e nem compartilham mas olham absolutamente tudo que você faz.

Acredite que cerca de 60% do processo de compra já está feito quando o cliente entra em contato com você pela primeira vez. E para que esse processo ocorra de forma efetiva você precisa ter um posicionamento alinhado e coerente nas redes sociais.

Você pode não estar vendo o seu potencial cliente mas ele com certeza está observando você.

Comunicar bem o que você está fazendo

Uma das músicas  mais lindas que o ser humano pode orquestrar é a arte de comunicar ou seja de falar com assertividade sobre o que está realizando. Um bom Coach precisa ter bem claro no seu discurso e o seu pitch de atuação.

O que é pitch de atuação? É um roteiro sobre o que ele faz, como faz e com quem faz. O que alguns chamam de venda no elevador. Se você encontrasse o seu potencial cliente no elevador e vocês tivessem apenas 15 segundos para conversar e ele te perguntasse: “o que você faz?”, você saberia responder?

Se não, você precisa realmente aprimorar a sua comunicação.

Seja autêntico

Não existe sucesso fora da autenticidade nesse mercado. Se você e a sua mensagem não forem autênticas e genuínas provavelmente não se sustentarão. E ao contrário do que muitos pensam, ser autêntico e genuíno, ou seja, ser apenas quem você é na essência, é o imã para os resultados que você deseja, além de trazer leveza e qualidade de vida.

Seja você. Seja único e se destaque na multidão.

Seguindo esses passos você vai começar a gerar seu posicionamento as pessoas vão começar a ler, ver e ouvir o que você tem a dizer, a indicar o que você faz, a compartilhar! E assim, o seu marketing começa a ser feito de forma muito natural, o que o mercado chama de inbound marketing (marketing que não parece marketing). Que na minha visão não é só a mais barata como a mais efetiva forma de marketing existe.

E seguindo esse caminho, o seu posicionamento se tornará cada vez mais cimentado e coerente e você se tornará conhecido na sua área de atuação.

Com autoridade você aumenta o valor do seu Coaching, seleciona os clientes que realmente você quer atender e consequentemente se transforma na sua melhor versão Coach.

Vamos juntos!