Para quem ainda não leu, a primeira parte desse texto está aqui.

6. O Coachee não possui o dinheiro do investimento

Por incrível que pareça essa muitas vezes é uma objeção criada pelo próprio Coach. Ele quer adivinhar qual o poder de compra do Coachee antes mesmo de ouví-lo.
Quando na verdade ele precisa descobrir qual a verdadeira disponibilidade financeira do Coachee durante a sessão zero, que alguns chamam de sessão experimental.

É muito importante que nessa primeira sessão, o Coach fique atento a disponibilidade financeira do Coachee para perceber se o preço do programa será uma objeção.

Uma forma de diminuir o impacto do preço é gerar valor, entregar muito mais do que o processo em si. Outra forma é o parcelamento por depósitos ou pelo cartão de crédito e um bom desconto caso o Coachee queira pagar à vista.
Ofereça já o desconto na proposta não espere o Coachee pedir.

Oferecer o desconto e o parcelamento gera ancoragem de preço, o que diminui o impacto na mentalidade da pessoa.

Faça a seguinte pergunta ao seu Coachee: quanto de tempo, dinheiro e saúde você poderá perder caso não resolva o seu problema?

Outra forma relevante de vencer essa objeção é entregar para o Coachee todas as informações referentes ao depósito (banco, seu nome todo e cpf) e pagamentos por cartão de crédito.
Se o Coachee na hora de realizar o pagamento ficar sem alguma informação pode ser que ele desista de fazer o investimento.

7. O Coachee precisa falar com o cônjuge

Essa é uma objeção recorrente. Geralmente as pessoas não investem tempo e dinheiro sem falar com seus respectivos cônjuges. Esse é um momento delicado e que muitas vezes o Coach nada pode fazer. Porque o trabalho foi feito para uma das pessoas e não para as duas.

Eu já conversei com cônjuges que estavam criando obstáculos durante o processo, foi um momento delicado mas tudo saiu bem. No entanto, no momento de fechar essa deve ser uma decisão pura e simples da pessoa envolvida. Eu particularmente vejo que se o cônjuge conseguir influenciar o futuro provável Coachee a não fechar é porque foi melhor assim. Imagine você, Coach, lidar com uma pessoa que é impedida de fazer algo que deseja por outras? Quem quer realmente faz!

Se o futuro provável Coachee disser que irá consultar o cônjuge só nos resta esperar. Mas lembre-se de colocar um prazo de validade na proposta, isso valoriza o seu trabalho e leva mais comprometimento da pressa na resposta do Coachee.

8. O Coachee é cético em relação ao Coaching (foi indicado ou diz que está sendo forçado por alguém)

Pessoas céticas adoram desafios. Desafie o cético e o ganhará para sempre. Diga que se ele fizer tudo o que for proposto durante o processo, se ele aparecer nas sessões pontualmente, resolver arriscar e não obtiver nenhum resultado você devolve todo o dinheiro do investimento dele na íntegra e ainda mais 500 reais do seu próprio bolso.

Essa contraproposta balança qualquer cético e com ela você pode ganhar mais que um Coachee, pode ganhar um amigo.
E mais que isso, os céticos geralmente têm credibilidade com os amigos e quando eles indicam algo é quase uma ordem.
Então, se um cético te indicar para alguém pode ter certeza que esse alguém também fechará com você.

9. A pessoa procura você o tempo inteiro para dicas e orientações mas nunca compra nada seu, como lidar?

Essa é uma verdadeira pérola do Andrei Parabelum: Pergunte para essa pessoa se ela quer um conselho ou Coaching.
Ela vai perguntar: qual a diferença? Daí você responde: conselho é grátis e o Coaching é pago.
Ela responde prontamente: então eu quero um conselho. E você diz a ela: faça Coaching.

10. A pessoa já ouviu falar que o Coaching não funciona e que nesse mercado existem muitos profissionais ruins

Diga a ela como o Coaching transformou a sua vida e a vida de tantas pessoas, mostre números, estatísticas, pesquisas. Mas, principalmente, deixe claro que somente quem vivenciou o processo pode se beneficiar dele.

E sobre a má reputação de outros Coaches, você pode dizer que no mercado existem todos os tipos de médicos, assim como todos os tipos de mecânicos e de profissionais. No Coaching a diferença é que o resultado depende muito mais do Coachee do que do Coach. Novamente, desafie essa atitude cética dizendo que se não houver resultado algum no processo e que se a pessoa provar que se esforçou você garante que devolverá todo o dinheiro além de 500 reais do seu próprio bolso.

Quer jeito melhor de vencer uma objeção do que essa?

Se você deseja saber mais sobre como vencer as objeções, como desenvolver uma proposta de Coaching irresistível e como vender sem parecer que está vendendo. Cadastre-se na CoachList e vamos juntos vencer essas objeções.