Como eu fiz da minha dor a minha marca e maior especialidade

Era início de 2014, eu estava me sentindo super perdida. Apesar de já estar no mercado há anos, tendo bons clientes e já com milhares de contatos na minha lista de e-mail, eu estava completamente infeliz com o que estava fazendo.

Meus planos não estavam saindo como eu imaginava. Estava sem foco, a toda hora uma ideia pipocava na minha cabeça. Eu começava vários projetos sem terminar, era convidada para palestrar em congressos e definir um tema era uma dor muito grande porque eu poderia falar sobre tudo.

Falava sobre 21 dias, procrastinação, lei da atração, medo de dirigir, autoestima, autoconfiança, mas não tinha um foco definido. Eu estava andando em círculos por anos e com resultados muito aquém do que realmente eu poderia alcançar.

Você já se sentiu assim?

Como reagir a um Feedback duro?

Até que ouvi um dos feedbacks mais duros de toda minha vida: “Jaque, você sabe de muitos assuntos, precisa focar. Toda hora você vem com uma novidade. Isso cansa.”

Sim, eu só ouvi o que já sabia: saber demais nesse mercado não é tão vantajoso.

O ideal é você saber demais sobre um assunto específico.

Sim, quanto mais específica eu for na minha comunicação mais resultados e clientes eu irei atrair.

Eu já sabia disso mas a pergunta era: em que vou me especializar?

Até que um dia eu saquei que já era especialista em fazer com que os empreendedores descobrissem o seu nicho de atuação. Eu já fazia isso para os outros e não estava fazendo pra mim mesma.

Eu aposto, Coach, que isso já aconteceu com você.

O que você tem como a sua melhor expertise e ainda não está enxergando?

E foi aí que a minha ficha caiu: eu descobri que havia criado uma ferramenta incrível de descoberta de nicho de atuação e a partir das minhas próprias dores e dificuldades eu cheguei no estado da arte dessa ferramenta.

Afinal de contas: “Se você tenta ser todas as coisas para todas as pessoas, você acaba sendo nada para qualquer pessoa.” (Power Branding)

E eu testei e validei essa ferramenta com dezenas de Coaches e profissionais de outras áreas nos últimos meses, encontrando o nicho de mercado em uma hora de Coaching.

Cheguei a bater meu próprio recorde ao encontrar um nicho em 40 minutos, como você pode assistir aqui neste vídeo.

Hoje em dia não somente os Coaches mas profissionais de outras áreas também me procuram para encontrar o seu nicho de atuação.

Afinal de contas: “O especialista em um universo torna-se grife, até para outros universos.”

Mas você pode estar se perguntando (muitos me perguntam e até duvidam): como é possível encontrar em uma hora algo que aparentemente é tão difícil de se enxergar como o nicho de atuação?

Sim, outro dia em um atendimento para encontrar o nicho de um grupo, uma Coach no final da sessão (depois de encontrar o seu nicho), exclamou: “Jaque, agora eu posso falar, eu achava que essa sua história de prometer encontrar o nicho de mercado em uma hora era puro marketing, mas hoje você me provou que era verdade. Obrigada!”

Mas como isso é possível, encontrar o nicho de atuação em apenas uma hora?

O nicho de mercado é a missão de vida do profissional. Nessa ferramenta eu alinho a essência desse profissional, ou seja, o que ele tem de melhor e o que é nato dele, com aquilo que o mercado precisa.

Alguns profissionais possuem tantas características excepcionais na sua essência que eles não percebem o real valor dessas características para o outro.

O que é simples de realizar e ser ensinado para você pode ser um verdadeiro tesouro para o outro.

Encontrar o meu nicho e descobrir que ele é justamente descobrir novos nichos, foi um verdadeiro divisor de águas para a minha carreira e os meus resultados. Eu encontrei a minha praia, a minha plateia e hoje em dia economizo tempo e energia.

Encontrar o nicho gera foco, credibilidade, aumenta o valor percebido do seu Coaching e facilita a sua comunicação com o seu Coachee.

Eu não teria um blog tão focado como esse se falasse para todos os públicos e, com certeza, você não teria tanto interesse em me ler.

Na era da internet, onde a atenção do seu cliente é disputada o tempo inteiro, quanto mais específico você for na sua comunicação mais clientes atrairá, o que irá destacar você no mercado.

A escolha do nicho tornará você mais coerente e consistente. Você saberá o que dizer, para quem dizer e como dizer. E acredite, coerência e consistência nesse mercado que você está são bases que não podem ser desprezadas.

E também entenda que se você quer ser único, afaste-se da multidão. Tem muita gente fazendo mais do mesmo: Life Coaching não é para você. Life Coaching é amplo demais e não comunica a sua identidade e personalidade como Coach.

A descoberta do meu nicho de atuação me permitiu consolidar rapidamente duas marcas fortes no mercado: a CoachToria e o Coaching in Rio. Aumentou a minha criatividade e diminuiu o meu desgaste de energia.

E também eu ganhei um prêmio extra: aumentei em 3x o valor do meu atendimento e diminui pela metade o número de sessões.

Ah, antes de terminar esse texto vou te contar alguns dos nichos que tenho encontrado e validado durante essas sessões:

E você já encontrou o seu?

As aulas de marketing dizem que para alguém comprar de você essa pessoa precisa ter pelo menos 5 experiências de real valor com você. E quando você tem um nicho específico essas experiências são geradas mais rapidamente, aumentando e muito a procura pelos seus serviços e produtos. E essa procura se transforma em vendas mais fáceis de serem realizadas.

Eu falei muito nesse post sobre falta de foco. Eu não posso terminar sem falar sobre uma da pessoas que me ajudou a ajustar o meu foco e transformar o andar em círculos numa caminhada reta rumo ao sucesso do meu negócio.

Conheça essa pessoa e o PODER DO FOCO, clicando aqui.

Eu desejo o melhor para você. Sempre.

Vamos juntos!