Você saiu da formação agora? Ainda está em dúvida sobre permanecer na profissão ou não?
Ou já decidiu mas não sabe por onde e nem como começar a atuar?
Ou então já percebeu que neste mundo de resultados rápidos com promessas de menor esforço as suas decisões só deixaram você com a fatura do cartão de crédito nas alturas e sem resultados consistentes?
Você está agindo por agir sem direcionamento, muda o foco a toda hora e a cada dia pensa num projeto diferente sem consolidar nenhum?
Se respondeu sim, este texto é para você…
Eu passei por todas essas fases quando comecei a atuar como Coach lá em 2011 e se hoje você pode se dar ao luxo de se queixar do excesso de informação eu te digo: naquela época ninguém sabia nada.
Eu precisei descobrir quase tudo sozinha e se alguém me contasse esses 5 conselhos que vou compartilhar agora com você com certeza teria feito toda a diferença em meus resultados.
Então, o mínimo que eu posso fazer é compartilhar parte do que aprendi com você.
Vamos lá?
Primeiro conselho:
Encontre logo seu nicho de atuação e se você ja encontrou, valide esse nicho. Sem um nicho definido você andará em círculos por muito tempo, sem foco e direcionamento e não se destacará no mercado. O nicho facilita ao Coach ser um especialista e se destacar no meio da concorrência porque gera a estratégia da especificidade, o que aprimora muito a comunicação.
Durante anos eu fiquei dividida em vários assuntos e públicos diferentes sem um direcionamento e totalmente desfocada. Esse ponto quase me tirou do jogo de empreender e me fez voltar ao meu antigo trabalho tradicional.
Segundo conselho
Esse é um conselho que eu adoraria ter ouvido antes de investir muito dinheiro em site, logo e curso que não me trouxeram nenhum retorno: Conheça primeiro o seu público-alvo, conheça o sentimento desse público. Saiba mais sobre ele. Só assim você poderá se comunicar com esse grupo de forma assertiva e com resultados reais. E conhecer o público-alvo tem tudo a ver com o seu nicho de atuação. E você pode estar se perguntando: é possível?
Eu te digo, com certeza: sim, é possível descobrir tudo sobre o seu público-alvo na sessão de avatar comigo. Sim, eu fiz das minhas dores o meu método. Um dos piores erros dos Coaches é investir num site para ninguém.
Investir numa logo que não conecta com o público-alvo e, o mais devastador de tudo, é não saber para quem vai escrever.
Esse é um ponto cego do Coach iniciante que pode ser confundido com desânimo ou procrastinação. Quando na verdade é a falta de um embasamento sobre um ponto muito importante para todo e qualquer negócio: o marketing.
Marketing nada mais é do que comunicar o que você está fazendo de forma a envolver alguém que compre de você. E hoje em dia, com a disseminação de poderosas porém simples ferramentas, é possível sim vender sem parecer que está vendendo, basta seguir os passos acima e fazer uma comunicação clara e específica. De forma não somente a vender mas orientar o seu púbico a fazer um favor para ele: comprar de você.
Esse é o terceiro conselho que eu gostaria de ter ouvido: oriente o seu público a comprar de você, entregue o seu melhor e isso será maravilhoso para ele.
O quarto conselho
Esse conselho me lembra um tabuleiro de xadrez. Eu nunca aprendi a jogar xadrez porque nunca me interessei em aprender (quem sabe um dia) mas eu sei o mínimo do mínimo: dependendo do posicionamento das peças é xeque-mate. Assim também é no mundo dos negócios, o seu posicionamento deve ser claro no tabuleiro do empreendedorismo.
Posicionamento nada mais é do que deixar claro o que você faz, como faz e para quem faz.
E além disso é o seu posicionamento hoje que gera frutos para você em 5, 10, 15 e 100 anos. Não espere começar a obter grandes resultados para se posicionar, porque se trata do contrário, é o posicionamento que vai trazer grandes resultados.
E para se posicionar você precisa de três premissas básicas: ser específico na sua comunicação, ter uma proposta de valor clara e saber quem são as suas 3 estruturas de referência.
Sem posicionamento você não cria o passo principal para ter grandes resultados. E esse é o conselho seguinte.
O quinto e mais importante conselho:
Gere autoridade. E por que autoridade é tão importante? Porque quem gera autoridade para o seu público-alvo, ou seja, para a sua audiência, torna-se destaque para esse grupo e consequentemente vende muito mais.
E não estou falando aqui de egos inflados mas sim de reconhecimento do grande Coach que você se tornou ao seguir os conselhos acima.
Nunca se deixe levar pelo ego ao se tornar uma autoridade, lembre-se que foram as pessoas que te colocaram lá e você precisa honrá-las para permanecer. Não faça do palco e nem do topo um lugar solitário. O mais elegante num campeão é a partilha do pódio.
Te espero aqui do outro lado. O lado dos melhores Coaches do Brasil. Os Coaches da CoachToria e do Coaching in Rio.
Baixe AGORA O E-BOOK com 4 formas de vender Coaching mesmo se você não é um vendedor.
Vamos juntos!