Foco é o substantivo masculino que segundo o dicionário é um ponto para qual converge alguma coisa e para mim foco foi o meu maior desafio nos primeiros anos empreendendo como Coach. Eu tinha a doce ilusão de que poderia abraçar todos os públicos, atender todas as pessoas, oferecer serviços para todos os tipos de clientes e estar presente em todos os momentos ao mesmo tempo. O que me fez simplesmente andar em círculos sem chegar a lugar algum durante um bom tempo da minha carreira empreendedora.
Até que recebi um dos feedbacks mais duros da minha vida:
“Jaque, você sabe demais sobre muitas coisas, esse é o seu problema”.
Nunca pensei que ouviria isso um dia, que saber demais era um problema. Mas definitivamente era. Porque eu estava, como dizem por aí, atirando para todos os lados e não acertando em nada ou acertando muito pouco. Passei alguns anos dependente de indicações, o que não valorizava o meu trabalho e tampouco me trazia rendimentos.
Também passei um bom tempo consumindo conteúdos sem agregar um valor real para o meu trabalho. Foi então que descobri que não precisava de mais formações e tampouco de novos conhecimentos.
Eu precisava de FOCO.
Vou compartilhar com você algumas dicas que me levaram a ter mais foco. Uma das descobertas que fiz nesse momento foi: FOCO É O FILHO DA DECISÃO. Sem decisão não há escolhas e sem escolhas não há foco. Você pode sim ser uma pessoa multitarefas (eu sou). Leonardo da Vinci, por exemplo, foi multitarefas e nos presenteou com um legado maravilhoso em vários segmentos. Mas o ideal é que você escolha o seu foco para monetizar e depois que estiver bem cimentado e, principalmente, tranquilo financeiramente, aí sim, você pode se jogar em diversas searas.
Essa é a sacada dos grandes milionários: seja excelente em algo primeiro, se torne reconhecido por isso e depois abra o seu leque de possibilidades. Lembrando que FOCAR não significa se fechar às oportunidades e sim agarrar as que surgem dentro do seu foco.
Eu demorei anos para desenvolver essas dicas. Confesso a você que há um ano atrás eu não me permitiria escrever sobre foco porque esse não era o meu ponto forte. Mas como precisei desenvolvê-lo, não somente por causa do meu crescimento profissional mas também por uma questão de sobrevivência no mercado, eu agora posso ajudar você a desenvolvê-lo também.
Vamos às dicas:
- Escolha IMEDIATAMENTE o seu nicho de atuação. O que eu chamo de Dom Monetizador. Sem a escolha do nicho você fica perdido entre várias vertentes e não se especializa. Para se tornar referência no mercado você precisa se especializar e, consequentemente, ser o foco da atenção de quem procura aquela especialidade.
- Ao escolher o seu nicho de atuação, entenda muito bem o que quer e o que não quer o seu público-alvo.
- Aprenda a dizer sim somente para projetos que estejam dentro do seu nicho de atuação e onde esteja o seu público-alvo.
- Pense de forma estratégica: pergunte-se sempre onde uma ação, por menor que seja, irá levar você.
- Atraia parcerias que tenham características complementares às suas mas com algo em comum também.
- Aprenda a linguagem desse público-alvo e busque falar e escrever para esse público em diversos contextos diferentes.
- Dizer não é uma forma de dizer sim. Se você vive dizendo sim a tudo perde muito tempo apagando incêndio e assim desperdiça tempo e dinheiro.
- No início do seu negócio o ideal é ter um único projeto e ir testando. Com o passar do tempo e os resultados aparecendo, aí sim você pode se permitir abrir o seu leque de opções e criar novos programas, novas sessões, novos produtos. Primeiro especialize-se no que você se propõe a fazer dentro do seu nicho de atuação atual.
Bem, essas foram as formas que eu desenvolvi para me salvar da falta de foco que quase me tirou a oportunidade de atuar como Coach. Eu espero de verdade que você pratique essas dicas e depois compartilhe comigo os seus resultados. Comente aqui no texto as suas impressões. Eu escrevo para que você possa compartilhar suas ideias com o mundo também, não somente eu. Saber o que você descobriu é tão importante pra mim quanto escrever este texto.
Se você acredita que esse conteúdo será útil para mais alguém passe ele adiante, compartilhe! É sempre bom lembrar que conhecimento compartilhado é conhecimento multiplicado que volta pra você em forma de prosperidade e abundância.
Foco é um problema para você? Se a resposta for sim, eu recomendo fortemente que você clique nesse link e conheça um dos maiores especialistas do Brasil em resolver esse assunto, o Coach Paulo Vieira.
Vamos juntos!