Foco é o substantivo masculino que segundo o dicionário é um ponto para qual converge alguma coisa e para mim foco foi o meu maior desafio nos primeiros anos empreendendo como Coach. Eu tinha a doce ilusão de que poderia abraçar todos os públicos, atender todas as pessoas, oferecer serviços para todos os tipos de clientes e estar presente em todos os momentos ao mesmo tempo. O que me fez simplesmente andar em círculos sem chegar a lugar algum durante um bom tempo da minha carreira empreendedora.

Até que recebi um dos feedbacks mais duros da minha vida:

“Jaque, você sabe demais sobre muitas coisas, esse é o seu problema”.

Nunca pensei que ouviria isso um dia, que saber demais era um problema. Mas definitivamente era. Porque eu estava, como dizem por aí, atirando para todos os lados e não acertando em nada ou acertando muito pouco. Passei alguns anos dependente de indicações, o que não valorizava o meu trabalho e tampouco me trazia rendimentos.

Também passei um bom tempo consumindo conteúdos sem agregar um valor real para o meu trabalho. Foi então que descobri que não precisava de mais formações e tampouco de novos conhecimentos.

Eu precisava de FOCO.

Vou compartilhar com você algumas dicas que me levaram a ter mais foco. Uma das descobertas que fiz nesse momento foi: FOCO É O FILHO DA DECISÃO. Sem decisão não há escolhas e sem escolhas não há foco. Você pode sim ser uma pessoa multitarefas (eu sou). Leonardo da Vinci, por exemplo, foi multitarefas e nos presenteou com um legado maravilhoso em vários segmentos. Mas o ideal é que você escolha o seu foco para monetizar e depois que estiver bem cimentado e, principalmente, tranquilo financeiramente, aí sim, você pode se jogar em diversas searas.

Essa é a sacada dos grandes milionários: seja excelente em algo primeiro, se torne reconhecido por isso e depois abra o seu leque de possibilidades. Lembrando que FOCAR não significa se fechar às oportunidades e sim agarrar as que surgem dentro do seu foco.

Eu demorei anos para desenvolver essas dicas. Confesso a você que há um ano atrás eu não me permitiria escrever sobre foco porque esse não era o meu ponto forte. Mas como precisei desenvolvê-lo, não somente por causa do meu crescimento profissional mas também por uma questão de sobrevivência no mercado, eu agora posso ajudar você a desenvolvê-lo também.

Vamos às dicas:

Bem, essas foram as formas que eu desenvolvi para me salvar da falta de foco que quase me tirou a oportunidade de atuar como Coach. Eu espero de verdade que você pratique essas dicas e depois compartilhe comigo os seus resultados. Comente aqui no texto as suas impressões. Eu escrevo para que você possa compartilhar suas ideias com o mundo também, não somente eu. Saber o que você descobriu é tão importante pra mim quanto escrever este texto.

Se você acredita que esse conteúdo será útil para mais alguém passe ele adiante, compartilhe! É sempre bom lembrar que conhecimento compartilhado é conhecimento multiplicado que volta pra você em forma de prosperidade e abundância.

Foco é um problema para você? Se a resposta for sim, eu recomendo fortemente que você clique nesse link e conheça um dos maiores especialistas do Brasil em resolver esse assunto, o Coach Paulo Vieira.

Vamos juntos!