Você pode atender só pessoalmente, mas todas as pessoas estão na internet e uma boa parte delas vai procurar saber quem você é antes de pensar em fazer Coaching contigo. E onde elas vão te encontrar?

No seu perfil pessoal.

Hoje, percebe-se que o perfil pessoal é tão acessado quanto a sua fanpage. Portanto, não deve existir tanta diferenciação no comportamento porque na hora da busca o seu futuro provável Coachee vai te encontrar onde você estiver, inclusive no seu perfil pessoal.

Quando um Coachee procura deliberadamente você para fazer Coaching é porque 80% do processo já está fechado e basta apenas você não cometer nenhum deslize que o processo fechará.

Porque a pessoa que te procura deliberadamente já sabe que você tem a solução para o problema dela.

Porque essa pessoa antes de te procurar diretamente, te buscou  indiretamente, ou seja, ela observou o seu perfil pessoal, a sua fanpage, o seu site, o seu canal do Youtube e o seu comportamento nos lugares, no mundo online e também no mundo offline. Leia aqui como criar um blog de sucesso.
As pessoas não  fecham um processo de Coaching  ‘do nada’. Até para alguém te indicar você precisa ter se tornado uma referência para aquela pessoa que te indicou.

Postura nas redes sociais

Existem 3 formas de você usar a internet, que é uma grande vitrine:

  1. De forma neutra, como a grande maioria usa. Ou seja, não usa em prol de atrair novos coachees;
  2. De forma negativa, afastando possíveis interessados ao invés de atraí-los;
  3. De forma positiva, gerando a vontade da pessoa realmente fazer coaching com você.

E você, como está usando o seu perfil pessoal, ou melhor, a sua vitrine?

Relação na internet

Agora vamos aos 5 fatos que DESTROEM o interesse de alguém em fazer  Coaching com você.

Essas são dicas sobre o que não fazer. Mas se você deseja descobrir sobre o que FAZER E PARA QUEM FAZER, você precisa descobrir IMEDIATAMENTE qual o seu nicho de atuação. Veja aqui nesse artigo onde falo mais sobre nicho de atuação.

 

  1. Memes. O uso de memes no seu perfil pessoal dá a impressão que você é o à toa e bobo da internet. Evite ao máximo memes;
  2. Convidar para sessões gratuitas experimentais. O seu futuro provável Coachee (avatar, persona) é leigo e o Coach, às vezes, se esquece como era a cabeça dele antes de conhecer o Coaching.
    O leigo lê experimental como: experimento, experiência, e o cérebro já cheio de considerações com o Coaching diz: ih, esse cara nem sabe do que está falando, vai querer experimentar logo comigo. Não, não. E chamar para sessão gratuita é desmerecer o seu trabalho e, consequentemente, o Coaching.
    Chame para uma conversa, um encontro de alinhamentos das expectativas, gere curiosidade ao invés de desvalorização;
  3. Fotos que não condizem em nada com o que você faz. Os participantes do Coaching in Rio, por exemplo, se tornam reconhecidos no mundo do Coaching porque tiram suas fotos juntos de outros Coaches e estão dizendo para o público muito mais claramente o que eles fazem.
    Fotos em locais onde outros Coaches estão e também onde seu público-alvo está são imprescindíveis no seu perfil pessoal.
  4. Uso em demasia de frases motivacionais. As pessoas querem ouvir as suas ideias, ouvir o que você tem a dizer e não somente frases de outras pessoas.
    Você não precisa compartilhar ou criar algum super conteúdo ou conteúdo inédito, mas seja autêntico e atraia mais e mais pessoas.
  5. Muitas marcações e compartilhamentos. O seu perfil é seu, é sobre as suas ideias, sobre as suas ações e não sobre ações e ideias de outras pessoas.
    Claro que está tudo bem compartilhar fatos e ser marcado em fotos bacanas. Mas de vez em quando e não de vez em sempre. Existem perfis que nem parecem que são daquele Coach com tantas marcações e compartilhamentos. Lembre-se: as pessoas que te procuram querem saber como VOCÊ pensa, sente e age. Se elas não conseguirem perceber a sua personalidade, elas vão se desinteressar por você e procurar um outro Coach.

Dica bônus:

Eu aprendi que a nossa foto, tanto do perfil pessoal quanto da fanpage, deve ser uma foto que coloque o nosso rosto em evidência e bem profissional. De preferência que essa foto espelhe o seu público. Se o seu público for de empreendedores, nada de usar terno e gravata na foto.

Nunca fique sem a foto no seu perfil. 

E essa mesma foto você deve usar em todas as suas mídias para que as pessoas rapidamente saibam que aquele ali é você, o que gera rápida credibilidade. Nunca use o seu perfil sem foto ou com fotos toscas que escondam o seu rosto. Lembre-se que todo Coach, por mais discreto que ele escolha ser, é uma pessoa pública e o reconhecimento do seu trabalho passa pelo reconhecimento da sua imagem.

Obviamente existem tantas outras objeções para um futuro provável coachee deixar de fechar com você porque são muitas variáveis, mas esses itens irão garantir que não será sua responsabilidade.

Comenta aqui o que achou desse texto e me ajude a trazer um conteúdo cada vez melhor pra você, Coach.

Vamos juntos!