Se você respondeu sim à algumas dessas perguntas, esse texto é para você.

E se ainda tiver mais dúvidas pode comentar no post que eu repondo, combinado? 🙂

COMO EU COMECEI A FAZER ATENDIMENTO DE COACHING ONLINE?

Eu me formei como Coach em 2011 e logo comecei a atender presencialmente.

Montei um belo CoachTorio em Copacabana aqui no Rio de Janeiro, mas eu era absurdamente inexperiente com vendas e marketing e os poucos Coachees pagantes que apareciam não eram suficientes para manter o espaço e as despesas.

Um dos dias mais tristes da minha vida foi o dia que entreguei as chaves do espaço.

Me lembro como se fosse hoje eu me perguntando: E agora, Coach?

Passei semanas pensando no que ia fazer e a resposta começou a surgir quando uma menina de BH começou a me contactar e insistir para ser atendida.

Como eu não sabia nem pode onde começar, eu tratei de começar a pesquisar mais sobre uma ferramenta que pudesse me ajudar nisso. E naquela época descobri o Skype.

Me lembro que havia pouquíssima informação na internet sobre o assunto e encontrei um blog tosco, mas que me foi muito útil e que agradeço até hoje, que dizia o suficiente para eu decidir começar a atender online.

A informação era que nos EUA 80% dos atendimentos de Coaching são realizados via skype ou telefone.

Estava ali a resposta que eu precisava: FUNCIONA!

E de lá para cá foram cerca de 3 mil horas de Coaching 100% online, aplicando ferramentas, visualizações, criando novas ferramentas e aprendendo sobre técnicas metafísicas para não haver interrupção nas chamadas.

Nesses anos eu vi de tudo acontecer nos processos e vi muitos saltos de possibilidades dos meus Caachees.

É verdadeiramente mágico ver um Coaching de Excelência sendo entregue online.

E para você que está começando agora, eu tenho 5 dicas para te apoiar nessa jornada:

5 DICAS PARA TE APOIAR A COMEÇAR SEUS ATENDIMENTOS DE COACHING ONLINE

  1. Você não precisa de um notebook de alta geração, nem de uma câmera top e também você não precisa se apegar ao que os Institutos ensinam sobre o rapport (olho no olho) existem muitas maneiras de se gerar rapport online. Tudo que você precisa para atender via skype é de uma ótima conexão com a internet, ter uma escuta ativa e se permitir entrar no flow.
  2. Seja sempre pontual, envie uma mensagem por e-mail, whasapp ou via skype pelo menos trinta minutos antes avisando ao Coachee que em breve vocês estarão juntos. Essa mensagem é muito importante para gerar comprometimento do Coachee e ele perceber o quanto você está atento e valorizando o processo.
  3. Oriente o seu Coachee previamente sobre tudo que ele precisa saber para se sentir confortável na sessão: ambiente seguro, pontualidade, água para ele não precisar se locomover e que ele esteja se sentindo amplamente bem. Diga sempre ao seu Coachee que o mais importante em todo esse processo é o bem-estar dele.
  4. Você pode gravar ou não as sessões. Mas fique sempre alerta sobre o envio e a opção de bloqueio dessa visualização pelo youtube. Lembre-se sempre que essas informações pertencem ao Coachee e estão protegidas pela ética da confiabilidade.
  5. Você pode criar slides com as ferramentas e fazer desses “slides” uma cola para você e quando mostramos imagem para o Coachee junto com as perguntas e a nossa escuta, o nível de aprendizagem aumenta e muito e você não vai precisar ficar preocupado em decorar a ferramenta te deixando livre para ouvir.

Lembre-se:

A sua escuta é a sua melhor ferramenta.

Existem duas formas de você usar o skype, uma gratuita e uma paga. Na gratuita você consegue atender bem, mas não consegue gravar a sessão e a instabilidade é muito grande o que pode prejudicar a sessão.

Você pode saber mais sobre o skype aqui.

Existem outras ferramentas além do skype para você utilizar, e a que hoje eu mais utilizo para atendimentos e todo tipo de reunião online é  Zoom.

zoom  também pode ser utilizado gratuitamente mas só por 40 minutos.

Eu recomendo a versão paga, que é a que utilizamos aqui na CoachToria. O plano que escolhemos é o mais barato e atende todas as necessidades iniciais do Coach.

Dica bônus: Na maioria dos meus atendimentos eu não uso câmera. E para isso eu precisei estudar muito e me especializar em voz e emoção. O uso da câmera é sempre escolha do Coachee se ele optar eu uso também senão, eu fico com a voz que a meu ver é muito mais conectora e compartilhadora do que a imagem (que remete muito mais ao julgamento). Eu comecei a experimentar acatando aos pedidos de alguns Coachees e…

…descobri que a assiduidade nas sessões aumentou muito depois que, por pedidos de alguns coachees e problemas de conexão, eu resolvi trabalhar sem imagem. Com isso descobri que os Coachees se sentem muito mais a vontade para compartilhar e também para comparecer as sessões.

Bem, essa é uma prática que dá muito certo para mim e saiba que testar é sempre uma opção para você descobrir qual a sua forma de trabalhar que se adapta melhor ao seu Coachee e que irá levar a verdadeira transformação que somente um processo de Coaching é capaz de alcançar.

Vamos juntos!