Jaque: Como encontrar meu nicho? Essa é a pergunta que eu mais escuto ultimamente. E a resposta é nicho não se encontra, nicho se descobre através do alinhamento entre a sua essência, a sua competência e o que o mercado quer e precisa.

O nicho de Coaching é representado por um grupo de pessoas que têm em comum um determinado problema e que estão em busca de uma solução.

Exemplos de nichos que foram descobertos nas nossas turmas de mentoria:

E muitos outros…

Nesse texto você irá encontrar uma visão sobre a importância do nicho para o Coach e de como descobrir seu nicho  de forma rentável e sustentável. Para os Coaches que me procuram essa é uma grande dúvida e, mais do que isso, é a grande trava que faz com que os Coaches não entrem no mercado e fiquem em busca de mais e mais informações sem organização e foco.

A real importância de encontrar um nicho é facilitar a vida do Coach no mercado porque o Coach se torna um especialista naquele assunto mas isso não significa que para ele seja proibido atender em outras áreas ao contrário.

Quando um Coach me diz que fechou um processo fora do seu nicho eu vejo como uma ótima notícia porque é sinal que ele está saindo da zona de conforto e aprendendo ainda mais.

Nicho não é excludente muito pelo contrário quanto mais você se tornar especialista num segmento (nicho) mas será procurado por outros segmentos. As pessoas adoram especialistas e eles cobram muito mais pelos seus serviços.

Então, a pergunta é: você deseja se tornar um especialista ou um generalista?

 

 

Por que encontrar o nicho de atuação é tão importante?

Todas as  pessoas precisam de algo para transformar suas vidas para melhor.

Algumas precisam passar num concurso público, empreender, alavancar a  carreira, emagrecer, encontrar o relacionamento ideal, se tornar Coach, se tornar um Coach conhecido, vencer a ansiedade,etc etc etc

Todos nós em todas as fases da nossa vida estamos em busca de alguma transformação e essa busca se dá através da linguagem ou seja, da comunicação.

Mediante ao que a pessoa quer transformar na vida dela, ela busca uma forma de comunicar.

Quem quer emagrecer se comunica de uma forma quem quer empreender de outra.

E é através dessa linguagem ou seja, da comunicação que as pessoas buscam os profissionais que irão lhe apoiar nessa transformação.

O Coach mais do que outros profiissionais precisa falar a linguagem do seu cliente, ou seja do seu Coachee.

Por exemplo, esse texto é feito especificamente para um público: os coaches.

O coach já sabe o que é  a palavra nicho de atuação. Se você ainda não sabe não tem problema, leia sobre aqui.

Se eu estivesse escrevendo para um público generalizado, provavelmente você que é Coach e está em busca de assertividade, não estaria me lendo até aqui.

Para muitos Coaches essa é uma das partes mais delicadas, e para mim também foi. Porque no início da minha carreira eu achava que todas as pessoas precisavam de Coaching e queria ‘empurrar’ isso para elas de todo o jeito.

Com o passar do tempo fui aprendendo que ao invés de forçar ou procurar por clientes em todos os lugares eu poderia fazê-lo vir até mim. E isso só começou acontecer através da escolha do nicho porque eu passei a me comunicar de forma como esse cliente está buscando a sua transformação.

E hoje mais do que fazer os clientes virem até mim eu escolho os clientes que atendo. Existe uma seleção e isso é um outro patamar somente alcançado por quem optou por um nicho ou seja, por um segmento de mercado.

Não optar por um nicho é o mesmo de todos os dias sair para pescar e jogar uma rede no mar com um grande buraco no meio.

Você irá se desgastar sem ou com pouquíssimo retorno. Acredite, em todos os lugares tem muitas pessoas procurando pelo que você tem a oferecer. E essa escolha faz com que você atraia muito mais clientes do que ser aberto a tudo e a todos.

O ideal é que você nunca paralise se você ainda não sabe qual o seu nicho porque é só quando estamos atuando e nos desenvolvendo

é que essa descoberta é capaz de acontecer de forma assertiva.

 

Vamos juntos!