Uma prática que é cultuada no imaginário do Coach que é explicar o que é Coaching, pode afastar definitivamente as pessoas de você.
Eu sei que nós saímos dos Institutos repletos de sonhos, de planos e de vontade que as pessoas entendam o que estamos passando.
Somos hipnotizados por essa nova filosofia de vida que é encantadora, que nos motiva e nutre nossos corações e almas.
A paixão pelo Coaching nos alegra, nos revela e nos impulsiona… Mas para as pessoas que não passaram pelo mesmo processo que nós, essa fase pode ser muito chata.
E pior que isso!
Explicar o que é Coaching pode afastar definitivamente seus possíveis futuros clientes se você está pensando em ingressar nesse mundo e fazer disso a sua nova carreira.
Outro dia, numa sessão com um dos meus mentorados eu descobri que os Institutos ainda ensinam os Coaches a fazer o Coaching Education, que é uma forma extremamente técnica de explicar o que é Coaching que gera mais desinteresse do que interesse.
Eu, sinceramente, não posso dizer que os Institutos que indicam o Coaching Education fazem isso de forma proposital, mas os maiores beneficiados com essa prática são os próprios Institutos porquê quando você explica o que é Coaching, de alguma forma, está gerando uma curiosidade e não um interesse e essas pessoas acabam buscando no Google.
E o que acontece?
Compram uma certificação ao invés de fazer um processo com você!
Esse é o motivo pelo qual um Coach inteligente perde clientes
É esse um dos motivos pelos quais os Institutos estão cada vez mais lotados e os Coachtorios mais vazios.
Porque muitas pessoas que precisam passar por um processo de Coaching acabam fechando uma formação em Coaching.
E eu nunca conheci um Coach, nunca mesmo – se você já fez isso se apresente por favor -,
que tenha fechado um cliente pagante usando a técnica do Coaching Education.
Essa técnica não é uma técnica de fechamento. Nunca será.
É a mesma coisa que o seu carro parar e o mecânico te explicar como funciona o motor de seu carro falando da rebimboca da parafuseta.
Querido, o que você quer quando leva um carro no mecânico:
- Saber se o mecânico tem alguma procedência – se foi por indicação ou porquê você já confia.
- Saber que dia seu carro ficará pronto
- Valor do serviço.
Pronto.
Não é muito diferente do Coaching.
Se você não entender – primeiramente para você – o que o seu Coaching oferece de solução e em quanto tempo, fica muito desafiador para o outro entender e querer comprar.
Se a sua mensagem for baseada em explicar o que é Coaching, provavelmente esse é o seu pior inimigo mesmo que você faça isso da forma mais inteligente possível.
Lembre-se TCCs e Certificados não te trarão clientes.
O que te traz clientes é a oferta clara que você faz.
Vamos juntos!