Como se comportam as pessoas que se interessam pelo Coach nas mídias sociais

Como se comporta seu Coachee antes de se tornar seu Coachee

Algumas estatísticas revelam que 60% da decisão de compra acontece antes do encontro entre o vendedor e o comprador. No mundo do Coaching eu acredito que essa estatística é mesmo real.

Mas como esse processo acontece na prática? O que acontece entre você e o seu futuro provável Coachee antes dele entrar em contato com você?

Hoje em dia a internet é o local onde todos ou quase todos estão. O profissional que não está online provavelmente está defasado em vários níveis. Lembre-se que a internet não pode ser desprezada para a divulgação do seu trabalho, mesmo que o seu negócio seja offline.

Durante todos esses anos empreendendo online eu observei, cataloguei e estudei profundamente o comportamento das pessoas que me procuraram e que fecharam ou não o processo de Coaching comigo. Agora vou compartilhar com você uma parte importantíssima desse trabalho.

Os tipos de personalidades antes da compra que observei ao longo desse processo foram os seguintes:

O avatar fã

O fã é o seguidor que curte, comenta e compartilha todas ou boa parte das suas mensagens, postagens e vídeos.

Ele tem um bom conhecimento sobre o que você está falando e merece receber a sua atenção porque ele faz a sua propaganda gratuitamente.

O fã irá comprar o seu produto e falar muito bem dele, trazendo outros possíveis compradores. Eu digo possíveis porque o fã geralmente segue outras pessoas também e os amigos do fã não levam as suas indicações tão a sério.

Ponto de observação dessa personalidade: para o fã tudo está bom. Então, se o Coach tiver muitos fãs ele deve ficar atento. Nesse cenário ele pode criar um ponto cego, acreditando que tudo o que faz é bom. Isso pode levar o Coach a não se desenvolver tanto quanto poderia, além de inflar seu ego, fazendo com que ele extrapole em determinadas atitudes. Tipo aquelas celebridades que passam de todos os limites em suas ações, sabe?

Quanto mais fãs o Coach tiver mais atento ele deve ficar aos seus pontos de melhoria e, principalmente, ouvir e introjetar feedbacks realistas.

Muitos Coaches que estão rodeados de fãs não estão ouvindo os feedbacks do que é preciso ser melhorado. Ser uma celebridade tem o seu lado brilhante mas também o seu lado sombrio.

O avatar invisível

Esse avatar, ao contrário do fã, raramente curte, compartilha e comenta. Ou faz isso em raras ocasiões.

O avatar invisível observa todos os comportamentos do Coach antes sequer de entrar em contato com ele.

Ele vai no blog, vai no Facebook, vai em todos os lugares em que você está antes de entrar em contato. E quando ele entra em contato é porque já decidiu comprar.

E só não vai comprar se você cometer algum erro nesse processo.

O avatar invisível é mais crítico e mais exigente que o fã. Agradá-lo será um desafio para o Coach e isso é bom porque faz com que você se desenvolva cada vez mais e se torne um profissional cada vez melhor.

Ponto de observação dessa personalidade: para ganhar o avatar invisível é importante que o Coach tenha um comportamento público alinhado com o que ele faz na profissão dele.

Exemplo: uma das premissas do processo de Coaching é a suspensão de julgamento.

Se o avatar invisível, que também pode ser chamado de O OBSERVADOR, perceber, por exemplo, que o Coach tem um comportamento diferente desse tipo e julga muito os outros pela internet provavelmente ele irá se desconectar desse Coach.

Não é fácil conquistar o avatar invisível mas ao conquistá-lo com certeza você estará vendendo para outros avatares. Porque o avatar invisível tem credibilidade. Quando ele fala que algo é bom, é porque é mesmo.

O avatar cético

O cético tem uma personalidade muito interessante. Ele não acredita – ou melhor, pensa e diz que não acredita – no que você faz.

Geralmente ele tem aquele discurso: “Olha, eu não sei o que tô fazendo aqui. Foi meu (filho, cônjuge, amigo, etc) que me mandou até aqui dizendo que seria bom pra mim então eu vim, mas eu não acredito nisso.”

Esse avatar está num enorme ponto cego porque se ele não quisesse realmente ir ele não teria ido. É o avatar vitimizado que acha que todos fazem tudo contra ele, até quem está torcendo a favor.

A melhor forma de ganhar um cético numa negociação é desafiando ele. Oferecendo garantias e sendo muito seguro de seu produto ou serviço. Aliás, sentir segurança irá fazer com que você feche muito mais negócios de Coaching.

Ponto de obervação: o cético às vezes vem de “presente” por alguém que passou por um processo com você. Eu aprendi ao longo da minha carreira que Coaching precisa ser vivenciado somente por quem deseja muito. Dar processo de Coaching de presente para alguém pode não ser uma boa ideia.

Algumas vezes eu já dispensei o cético e hoje em dia eles nem aparecem. Nem sempre vale o desgaste que é atender alguém que não está presente ou insiste em dizer que não está disposto a estar ali com você.

O avatar hater

Esse avatar é uma evolução do cético. Só que ele verbaliza. Caso o seu trabalho seja ‘atacado’ por um hater o ideal é não responder. Algumas vezes eu indico que o post seja excluído e em outras vezes (dependendo da estratégia do Coach), vale deixar o comentário porque geralmente o fã defende, o que gera engajamento.

É sempre bom para o profissional entender que o problema do hater não é com quem ele ataca e sim com ele mesmo. Ignorar  e bloquear nesse caso sempre será a saída mais inteligente

Lembre-se que nunca vão inventar uma propaganda melhor do que a boca-a-boca. E esse boca-a-boca na internet é simbolizado pelas curtidas, compartilhamentos e coraçõezinhos. Então, a grande dica é: seja autêntico, compartilhe gratuitamente conteúdo bom e entregue mais do que o prometido. Trilhando esse caminho em pouco tempo o seu esforço será recompensado.

É muito importante que o Coach entenda que o comportamento dele mediante o avatar hater também irá ser visto pelo fá, pelo cético e pelo avatar invisível.

São nos momentos de desafio que os fãs viram mais fãs, os céticos viram fãs e o invisível resolve comprar de você.

Então, não é somente o comportamento deles que o Coach deve observar e sim acima de tudo o próprio comportamento.

E como atrair essas pessoas para que elas comprem seus processos de Coaching?

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Bem, essas são as principais personalidades que nos procuram para fechar um processo de Coaching. Eu espero que você aproveite esse conteúdo e que, principalmente, compartilhe com seus amigos Coaches. Porque conhecimento compartilhado volta para você em prosperidade e abundância.

Vamos juntos!

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