Como alinhar as leis naturais, marketing e empreendedorismo com o Coaching

“Nós nos melhoramos para poder ajudar os outros, mas também ajudamos os outros a fim de melhorarmos. ” – Pema Chodron

Há alguns anos atrás, eu me tornei praticante das leis naturais e quando descobri a filosofia do Coaching percebi que tudo se encaixava. Afinal de contas, como o próprio nome diz, LEI NATURAL é o que acontece naturalmente em todos os lugares. E em marketing, vendas, empreendedorismo elas também estão presentes.

O que precisamos todos é ficarmos presentes dessa presença a fim de ir além do alcance de metas, objetivos e resultados, já que usando as leis podemos também alcançar a plenitude, harmina e perceber o toque de felicidade que há em cada interação, projeto e entrega.

Sem essa visão do todo estaremos sempre atrás de alguma nova meta e assim o objetivo se torna querer e querer mais uma vez e não alcançar o que leva à ansiedade e ausência de qualidade de vida.

Como observar e utilizar as leis naturais dentro do Coaching, do marketing, das vendas e do empreendedorismo?

Nesse texto de hoje vou ilustrar dois momentos básicos em que essas práticas se encontram

A primeira se trata de uma lei da Natureza: A LEI DO RETORNO.

Em marketing chamamos de RECIPROCIDADE, mas na verdade dar e receber na mesma medida é uma lei natural.

Você que deseja resultados, tanto no mundo online quanto no mundo off-line, precisa estar atento como está no dar e receber FEEDBACK, PARTICIPAÇÃO, PONTOS DE MELHORIA, CONTEÚDO RELEVANTE, SOLICITAÇÕES DE AJUDA ETC.

Se você deseja que te ajudem no momento que você precisar é importante ajudar primeiro e isso vale também para angariar Coachees.

Não existe colheita sem plantio. É importante dar primeiro e arar a terra. Afinal de contas por que uma pessoa se interessaria no seu trabalho sem que você se interessasse em algum momento dela primeiro?

Vivemos no mundo das conexões e do colaborativo e eu sei que esse é um conceito muito novo, mas não é só uma tendência e sim uma lei natural que quanto antes você praticar mais progresso você terá.

Ofereça algo primeiro. O que você pode oferecer?

Conteúdo relevante em vídeos, áudios, textos, apoio nos grupos do Facebook, respostas para dúvidas. O importante é ter a mentalidade da abundância e perceber que quanto mais você compartilha mais terá pessoas interessadas no que você está falando e consequentemente você fará mais negócios.

Seja um alimentador, alguém que compartilhar e que não pede nada em troca. Saiba que essa troca acontece naturalmente.

No máximo, peça o e-mail da pessoa e gere um relacionamento para num futuro depois de entregar mais conteúdo você possa aí sim, oferecer o seu produto ou serviço.

Em marketing a Lei do Retorno é conhecida como Reciprocidade e reciprocidade está em todos os lugares prósperos. Eu indico que você estude sobre reciprocidade e exercite com regularidade esse músculo.

Ao exercitar a reciprocidade você estará exercitando a Roda da Abundância e plantando uma bela safra para um futuro breve.

Se você plantou reciprocidade ontem com certeza está colhendo hoje mas se você plantou animosidade ou egoísmo é exatamente isso que está colhendo no agora. Sempre é momento de mudar, de transformar e de transcender. Aproveite agora que você está obtendo esse conhecimento e compartilhe-o com alguém que você gosta e que irá se beneficiar com ele.

Compartilhar conhecimento seu e de outras pessoas é uma forma divina de praticar a Lei do Retorno o que em marketing é conhecido como Reciprocidade.

Há alguns anos atrás foi lançado no Brasil o famoso livro da RhondaO Segredo que falava claramente sobre Lei da Atração.

Para muitos era um conhecimento novo, mas o conceito de Lei da Atração foi catalogado inicialmente por Napoleon Hill no início do século passado no Livro, que eu recomendo muito, A Lei do Triunfo.

Lei da Atração diz basicamente que você atrai aquilo que transmite. Se na maior parte do tempo você transmite confiança, segurança e resultado, é isso que atrairá em sua volta através das outras pessoas já se você na maior parte do tempo transmite ansiedade, frustração e raiva é isso que atrairá através das outras pessoas.

Em marketing chamamos de POSICIONAMENTO.

Para entender melhor eu vou separar as três funções em que você pode trabalhar:

COACHING: leva o outro a reflexão> ação > resultados

CONSULTORIA: entrega informações específicas sobre determinado assunto

MENTORIA: entrega a sua experiência em determinado resultado.

Utilizando as ferramentas corretas você pode ser Coach.

Tendo as informações relevantes você pode ser consultor.

Com experiência vivencial você pode ser mentor.

Se você não se POSICIONAR ou seja não ter claramente exposto o que você faz, para quem faz e como faz, provavelmente atrairá Coachees também indecisos sobre tudo assim como você.

Ou se você se posicionar erroneamente, atrairá Coachees que também estão lidando com a vida de forma equivocada, é a Lei.

O Coach tem como ofício levar o Coachee a reflexão através de perguntas, ferramentas e até com métodos próprios, mas ele não pode escolher e nem decidir pelo Coachee por exemplo.

A reflexão, decisão e resultado são diretamente ligados a forma como o Coachee recebe e reage ao processo.

Já na consultoria, o consultor entrega informações relevantes e úteis para o seu cliente.

Como por exemplo: que cursos comprar, onde adquirir determinado produto, etc.

Já na Mentoria, o mentor entrega a sua experiência única e pessoal que ele vivenciou ao longo de uma jornada comprovada por resultados próprios.

E experiência vivencial é algo que não pode ser adquirido sem prática e se você está se POSICIONANDO no mercado de forma equivocada acabará atraindo Coachees e clientes que também são equivocados em muitos níveis.

Esse é um dos motivos que eu vejo Coaches se perdendo em seus caminhos, mesmo tendo uma excelente formação por não saberem como se posicionar.

Lembrando que essas diferenciações são práticas exercitadas no nosso dia a dia e construídas ao longo das nossas jornadas.

No empreendedorismo e em negócios nada pode ser aleatório e sem um ideal maior.

É preciso sempre pensar como um todo e, se você está começando agora, eu indico fortemente que esteja junto de outros Coaches que já estão nesse caminho e foi para isso que criamos o Coaching in Rio, um evento mensal que acontece no Rio de Janeiro e que os Coaches se encontram presencialmente para assistirem palestras, gerarem conexões, trocarem expertises e se divertirem também por que não?

Coaching in Rio é o encontro da tribo dos Coaches do Rio de Janeiro um lugar acolhedor e que irá te impulsionar a dar grandes saltos de performance alinhando as leis naturais, com Coaching, marketing, vendas, consultoria, mentoria e momentos únicos que somente os Coaches quando se encontram são capazes de proporcionar.

Te vejo por lá e vamos juntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima