Um dos artigos mais lidos desse site fala como precificar o seu Coaching. Você já leu? Se ainda não, pode ler AQUI.
Eu criei uma forma simples de você ter uma base da sua hora e assim precificar sua sessão de Coaching com facilidade.
E agora vou compartilhar com você a minha história por trás dessa fórmula!
Quando eu comecei lá em 2011, eu não tinha essa noção e, como tudo que eu queria era fechar desesperadamente um processo – comportamento normal de iniciante – eu cheguei a cobrar 50 reais por sessão. E, acredite, mesmo sendo há 5 anos, esse era um valor muito baixo.
Mas com o passar do tempo esse preço não somente precisou aumentar, como eu precisei criar formas simples dos meus clientes, que são Coaches assim como você, calcularem sua hora base sem passarem pelo desgastante processo de cobrar muito barato e depois descobrirem sozinhos que não está sendo válido mediante as despesas, principalmente se esse Coach atender presencialmente.
Despesas da Sessão de Coaching!
Despesas recorrentes do presencial:
- Aluguel de sala;
- Transporte;
- Gasolina;
- Estacionamento;
- Tempo de deslocamento;
- Vestimenta;
- Alimentação;
- Imprevistos.
Despesas recorrentes do atendimento online:
- Internet;
- Energia Elétrica.
Valorizando sua hora de serviço:
É nítida a diferença das despesas recorrentes entre o atendimento presencial (sempre maior) e o atendimento online.
Porém, o seu valor como Coach não diminui caso você atenda pela internet, ao contrário. Os Coaches que atendem pela internet são muito bem remunerados porque eles também entregam ótimos resultados e você pode fazer o mesmo. Aliás, muitos afirmam que pela internet o resultado é até maior. Eu tenho inúmeras teorias sobre essa afirmação e vou escrever em breve sobre isso.
Então, uma das formas de você aumentar o seu valor é diminuindo as despesas. E atender online é o ideal para começar isso.
E quando você atende pela internet o seu alcance é muito maior, o que faz com que cada vez mais pessoas te procurem para fazer Coaching. Essa é uma das formas de aumentar o valor do seu Coaching: a demanda.
Você troca a despesa recorrente pela receita recorrente.
Afinal de contas, o que é melhor: ter uma fila de espera de pessoas pagando barato e você trabalhando muito ou ter poucos clientes que te pagam muito bem e assim você fica com mais tempo livre e qualidade de vida?
Eu prefiro a segunda opção.
Hoje em dia eu só atendo a duas turmas de Mentoria por ano, com no máximo dez pessoas em cada turma. São pessoas muito bem selecionadas e que pagam de dez a doze mil reais por um processo de mentoria. E eu falo isso para te mostrar que se você seguir os passos que estão sendo explicados nesse site com os artigos semanais você vai chegar lá também com certeza.
E assim sobra muito mais tempo para os meus outros projetos, para a minha vida pessoal, estudos, amigos, etc.
Outra forma de valorizar a sua sessão de Coaching:
Uma outra maneira de você aumentar o valor do seu Coaching é o que eu chamo de prova.
O que é prova? São depoimentos, de preferência em vídeo, de pessoas que tiveram resultados com o seu processo.
Quanto mais vídeos de depoimento como esse aqui você tiver, mais o seu valor percebido vai aumentar e mais pessoas vão te procurar para fazer Coaching.
Essa estratégia, além de gerar fila de espera, vai elevar o valor do seu processo te levando a um outro nível de sucesso como Coach.
Nesse momento você começa a entrar para o clube dos Coaches que realmente estão se destacando na internet ou fora dela.
Como aumentar o preço do seu Coaching ?
Resposta: gerando prova de que outras pessoas passaram por esse processo com êxito.
E porquê aumentar?
Resposta: é que você irá realmente se tornar destaque num mercado em crescimento e ao mesmo tempo ganha em qualidade de vida atraindo Coachees que podem pagar um alto valor.
Dica extra: saiba que, ao contrário do que muitos pensam, quanto mais valoroso é o seu processo, mais pessoas vão querer fazer Coaching com você. E quanto mais barato você for, menos você pessoas interessadas você irá atrair.
Essa é uma lógica do mercado dos serviços que não são gêneros de primeira necessidade como o Coaching. As pessoas que podem pagar procuram pelo melhor e o melhor na mente da maioria é sinônimo de mais caro.
Um segredo valioso…
E vou compartilhar algo com você agora que talvez mexa bastante com as suas crenças: quanto mais alto a pessoa paga por um processo, mais resultado ela te traz e mais reconhecimento também.
Isso porque as pessoas que estão dispostas a desembolsar uma alta quantia pelo seu autodesenvolvimento, seja pessoal, profissional ou espiritual, são aquelas que têm uma tendência muito maior a se comprometerem e realmente honrarem a figura do Coach como alguém que está ali para orientar a apoiar e não alguém que está para realizar algo por elas.
Vamos juntos!