Durante muitos anos eu estudei a palavra procrastinação e continuo estudando. Quais são as causas e consequências desse mal do nosso século?
Eu acredito que a nossa forma como passamos pela vida, é parecida quando estamos num carro. Estamos ali numa determinada velocidade, seguindo na direção dos nossos sonhos e objetivos, as vezes paramos. As vezes estacionamos. As vezes enguiçamos.
E muitas vezes para mudarmos a faixa precisamos olhar pelo espelho retrovisor que representa o nosso passado. Não é necessário estacionar no passado, só olhar já é o suficiente.
E para entender a procrastinação dos meus coachees eu precisei ir ao passado e descobrir os tipos básicos de procrastinadores.
A procrastinação e os procrastinadores
Existem dois tipos básicos de procrastinadores:
O procrastinador gênio e o procrastinador não merecedor.
O gênio é aquele que deixa tudo pra última hora porque sabe que é capaz de fazer e realizar. Um procrastinador gênio vive no nível da urgência e quando presente numa equipe de trabalho se torna um fardo porque tudo é realizado na última hora. Atrasa prazos e alcance de metas.
Procrastinador gênio foram crianças que eram chamadas de inteligentes mas não cobraram a disciplina necessária para que essa inteligência se transformasse em resultado. Quando jovem, um procrastinador gênio até sobrevive mas pula de empresa em empresa e com o passar do tempo somatiza muito gerando no seu corpo algumas doenças do trabalho, geradas pelo estress e cobranças.
Já o procrastinador não merecedor é aquele que tudo vai dar errado, todas as ações não vão dar em nada pra ele, pode ser representado pela hiena pessimista que vive a repetir: oh vida, oh céus.
O procrastinador não merecedor foi a criança muito cobrada onde lhe diziam que ele não merecia nada ou que não fazia mais que a obrigação.
O não merecedor dentro de uma equipe tira toda a motivação e atrasa inovações.
O procrastinador gênio tem horror a crítica, a crítica o paralisa.
Já o procrastinador não merecedor, a crítica o alimenta. Ele é movido pela crítica.
Como deixar de procrastinar
Você agora já sabe Como se tornou um Procrastinador ou se convive com um e qual o tipo.
A dica que eu dou é: diminua a voz da autocrítica se você é procrastinador e se você convive com um procrastinador troque a crítica por um elogio sincero e faça solicitações. Procrastinadores de modo geral adoram fazer favores. Eles têm uma necessidade de agradar.
Se você quiser que eles façam algo por eles. Peça como se fosse para você!