Ao longo da minha trajetória como mentora, eu cataloguei 48 formas diferentes de fechar processos de Coaching. São dicas para vender que realmente funcionam e trazem resultados.
Neste artigo, irei compartilhar 7.Algumas você já pode conhecer, mas eu quero que se atente aos detalhes porque é nos detalhes que você deixa escapar no seu dia-a-dia que se encontra o seu resultado.
Ouvir sim de um futuro provável cliente é o que todo Coach quer e, acredite, é muito mais fácil do que você pode estar pensando agora e absolutamente poderoso.
Essa semana, eu recebi o depoimento de uma Coach que nunca havia fechado um processo, mesmo com todos os esforços, e fechou dois em menos de uma semana utilizando a dica número 2.
Então, vamos às dicas?
As 7 Dicas Para Vender Mais Processos de Coaching
#1 Indicações
Essa é a forma mais tradicional, mas ela não pode e nem deve ser a única. Eu já vi muitos Coaches verem suas agendas esvaziarem para nunca mais encher porque dependiam somente das indicações.
Uma técnica básica, porém completamente subestimada pelos Coaches, é a de solicitar indicações. Muitas vezes, o Coach espera que o seu coachee faça indicações por si só, o que geralmente não acontece. É preciso que o Coach peça que ele lhe indique.
Dica: Ao terminar o processo, pergunte para o seu Coachee quem na vida dele gostaria de passar pela experiência que você proporcionou para ele. E diga pra ele que você faz um valor especial para as pessoas da vida dele que te procurarem dentro de um prazo. É importante colocar prazo para essa promoção em especial.
#2 Propostas Escritas
Eu, no início da minha carreira, tinha muita vergonha de verbalizar o valor do meu Coaching e por isso me tornei uma especialista em propostas escritas, com respostas positivas em tempo recorde.
O recorde de retorno positivo de uma proposta elaborada por mim é de 3 minutos.
A grande vantagem de você enviar uma proposta escrita é esclarecer todas as dúvidas que podem surgir do seu futuro provável coachee.
Itens que não podem faltar numa proposta escrita: data de validade da resposta, bônus (o que o futuro provável coachee recebe além do processo), personalidade (cada ser humano é único, então, cada proposta precisa ser personalizada), histórias de pessoas que passaram pelo seu coaching com sucesso, formas de pagamento e todos os detalhes do pagamento. Não deixe as informações sobre pagamento de fora.
O nosso recordista em ganhar um “Sim” depois de entregar uma proposta escrita é o Pablo Tufano, Coach de Relacionamento, e o próximo pode ser você.
#3 Propostas faladas que não precisam esperar a resposta do Coachee
Se você já superou ou nunca teve o pudor de falar o seu valor, essa é a forma ideal. Mas é preciso ter clareza do que você vai oferecer e durante a conversa não pode haver nenhuma dúvida do seu futuro provável coachee em fechar com você.
Dica: estude todas as prováveis objeções (desculpas) que podem aparecer, tais como: falta de tempo, falta de dinheiro, falar com o cônjuge, etc.
Aprenda como vencer os motivos que as pessoas dão para não fechar com você AQUI.
E tenha todas as respostas para essas objeções na ponta da língua. Estude as possíveis objeções do seu público-alvo e tenha catalogadas todas elas para as próximas sessões.
DICA DE PROFISSIONAL: Tenha sempre 3 opções de processo para oferecer. Se a pessoa disse que está caro ofereça menos encontros ou um curso seu mais barato. Tenha sempre 3 opções. Não se contente somente em ter as 10 sessões para oferecer.
#4 Troque a sessão experimental por uma entrevista
Esse é um dos piores erros que o Coach iniciante pode cometer. E por isso que essa é uma das dicas para vender tão especiais, mas preste atenção: não é para você nunca mais fazer aquela primeira sessão gratuita, ao contrário, é para você não chamá-la de experimental. Por que?
Vamos supor que você é um leigo, ou seja, que você não entende nada de Coaching e tem curiosidade.
O que você associaria quando ouvisse a palavra experimental? Experimento, experiência, cobaia. E pensaria: “ih, essa pessoa não sabe o que está fazendo, etc, etc, etc”.
Nós, como Coaches, precisamos ter empatia de saber que o Coachee não pensa como nós. Ele não sabe ainda o que é um processo de Coaching.
Ao invés de falar sessão experimental, use a palavra entrevista, porque assim você vai ser muito mais valorizado como merece ser.
#5 Selecione seus coachees
Uma das formas mais eficazes para você fechar processos de Coaching é selecionar as pessoas que vão fazer Coaching com você.
Sim, eu sei que você pode estar pensando: Jaque, eu não consigo nem pro bono, imagina selecionar.
Mas é por isso que você não está fechando. Porque está muito fácil, muito acessível. Você é um Coach e não uma laranja madura na beira da estrada.
As pessoas têm uma grande tendência a desejar passar em processos seletivos. Todos os Coaches de sucesso selecionam seus coachees e você pode começar a fazer isso agora. Utilizando formulários, pegando o telefone das pessoas interessadas e fazendo uma entrevista de seleção.
O Coaching é algo muito valorizado no mercado. E se você não se valorizar, as pessoas também não irão te valorizar.
#6 Gere reciprocidade
Uma das formas mais fáceis de fechar processos de Coaching é a reciprocidade, ou seja, a arte de dar em troca algo que alguém fez por mim.
Essa é a grande arte que faz os Coaches de sucesso compartilharem muito conteúdo gratuito na internet e fora dela. Você tem vontade real de ser um coach de sucesso?
Faça como eu estou fazendo com esse material aqui: compartilhe seu melhor conhecimento de forma gratuita e as pessoas além de se sentirem gratas por você, também vão se sentir atraídas pelo que você tem de melhor. Porque, inconsciente ou conscientemente, elas vão refletir: se o que esse Coach compartilha gratuitamente já é tão bom, imagina o que ele vai fazer quando eu pagar.
Não tenha restrições em compartilhar o seu melhor de forma gratuita.
#7 Não fique preso nas dez sessões
Não, esse é mais um dos erros clássicos dos Coaches iniciantes. Você não precisa entregar todos os seus processos com dez sessões. Podem ser mais, mas também podem ser menos. Essa é uma das dicas para vender com mais qualidade.
Isso para matar as objeções de tempo e dinheiro.
Eu me lembro que no início da minha carreira, eu tinha muita dificuldade em fechar processos.
Naquela época eu oferecia a de doze sessões. Foi quando tive essa sacada e diminui para três processos de cinco sessões cada. Cada processo de cinco por um valor bem menor, passando para mais uma fase de cinco por diante.
Nesse momento, eu passei a fechar com muito mais facilidade os processos de cinco sessões e a maioria fazia as 15, sendo que o valor ia aumentando de acordo com a fase.
Não existe uma regra definitiva para isso. Pelo contrário. Você pode ser criativo e adaptar a sua realidade a realidade do seu coachee.
Eu espero que você tenha se identificado com uma dessas formas e coloque em prática.
Eu só te peço que me conte seus resultados. Eu amo resultados!
Você está sentindo que suas técnicas de fechamento de processos de Coaching estão ultrapassadas?
Ou ainda tem muitas dificuldades no momento do fechamento?
Para te apoiar ainda mais nessa jornada de fechar processos de Coaching com elegância estou disponibilizando um treinamento gratuito para quem tem dificuldades em fechar ou quem já fecha mas está em busca de novas técnicas.
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Vamos juntos!