Processo de Coaching: Resultados vs. Transformação!

Processo de Coaching: Resultados vs. Transformação!

Coach,  É preciso ter o domínio de si mesmo para ter a certeza da entrega da transformação para àqueles que estão dispostos a investir num processo de Coaching com você.

 

Tanto de forma online quanto offline, tanto em processos individuais como em grupos de 10 a 25 pessoas é possível ter a certeza da tramsformação dos seus Coachees e também dos resultados esperados.

 

Mas para isso além de você precisar das ferramentas corretas e encadeadas para esse processo, você precisa também de algumas premissas básicas mas que muitas vezes são esquecidas e desconsideradas  pelos Coaches iniciantes ou não.

 

Como ter a certeza que você entregará a tão sonhada transformação do seu Coachee?

Em anos de atendimentos, milhares de horas no processo de Coaching e muitas vidas transformadas, eu descobri 3 passos essenciais que, se todo Coach seguir, ele com certeza não somente entregará resultado para o seu Coachee como também entregará transformação.

Depois de entregar Coaching em grupos tanto dentro das empresas quanto fora delas, tanto no mundo online quanto no offline eu tenho certeza que se o Coach sendo ele experiente ou não seguir essas premissas simples e usar as ferramentas adequadas ele entrega todo tipo de resultado e também transformação.

Através de anos de experiência eu aprendi a distinguir os Coaches em dois estilos:

  • Coaches que entregam resultado
  • Coaches que entregam transformação

Alguns poucos entregam os dois e eu noto também que a diferença é tão sutil que muitos Coaches nem percebem.

Resultado: Algo específico que o Coachee quer alcançar.

Exemplo: perder “x” quilos, ter aumento “x” de renda, alcançar a meta “x” em determinado tempo, etc.

Transformação: sentimento de realização que envolve as conquistas e a virada de chave para um novo estilo de vida totalmente diferenciado do anterior.

Exemplo: mudança de profissão, subida de cargo, mudança de relacionamento, liberdade, tempo, etc.

Além do uso das ferramentas corretas e encadeadas a cada sessão, é preciso ficar atento aos detalhes que envolvem os atendimentos de Coaching e que fazem toda diferença no destino final que é o que todo Coach deseja: que seus Coachees sejam vitorioso agora e no futuro como resultado desse processo.

  • Pontualidade
  • Escuta ativa
  • Celebração e compartilhamento

Vamos falar sobre cada uma delas:

Os 3 pontos no processo de Coaching

Os 3 pontos no processo de Coaching

Pontualidade

É essencial que você como Coach honre a sua palavra estando a postos no horário combinado com o seu Coachee.

Claro existem imprevistos que podem tirar você desse jogo da pontualidade.

O ideal é estar em comunicação com o Coachee e colocando-o a par do seu atraso e remarcando uma nova data.

Escuta ativa

Essa é uma das qualidades que o Coach mais precisa desenvolver e eu sei que uma das mais delicadas e desafiadoras porque faz parte do nosso autocontrole mental.

A mente ‘macaca’ adora viajar para outros lugares enquanto estamos ouvindo alguém e a suspensão do julgamento está também ligado as nossas feições do rosto enquanto ouvimos.

É essencial exercitarmos a expressão conhecida como “cara de paisagem”,ou a famosa poker face, no momento do atendimento.

Celebração e compartilhamento

A sessão é toda do Coachee. É a história do Coachee que está em jogo, é essencial que o Coachee utilize o tempo dele para falar em 90% da sessão.

E o Coach precisa estar atento não só às realizações das tarefas, mas também às pequenas conquistas do cotidiano.

E celebrar!! E aplaudir e também compartilhar as suas próprias conquistas da semana elevando a energia do encontro.

As pessoas te contratam porque admiram a sua história de superação das adversidades e, a cada história de superação que você compartilha com eles, mais a empatia é cimentada e maiores são os resultados.

Essa é uma forma também do Coach buscar se aprimorar sempre e utilizar nele mesmo as técnicas e ferramentas que ‘ensina’ aos Coachees.

Coach que não se desenvolve acaba perdendo o interesse dos seus Coachees e futuros prováveis Coachees.

Bem, agora você já começou a se sentir mais seguro com essas técnicas que te dão a certeza da entrega do resultado e da transformação.

É importante somar a todas essas técnicas o seu próprio feeling, o que alguns chamam de intuição para perceber as nuances do processo e assim entregar mais. Sem esquecer de utilizar as ferramentas certas e encadeadas em cada processo.

Em que etapas do processo de Coaching devo usar determinadas ferramentas?

Em que etapas do processo de Coaching devo usar determinadas ferramentas?

Ao sairmos dos Institutos trazemos junto além de muita vontade de transformar o mundo através das pessoas várias apostilas com inúmeras ferramentas.

É humanamente impossível decorar todas essas ferramentas e saber exatamente em que momento usá-las.

A escolha é simples ou você fica preocupado com que ferramenta vai usar ou escolhe relaxar e desenvolver o rapport.

Eu optei pela segunda opção sempre. Mas a ferramenta mais eficaz num processo de Coaching são as perguntas poderosas e a escuta ativa. Perguntar sem ouvir na essência é pouco produtivo.

 

E como saber quais as ferramentas ideias de cada processo?

 

Não é toda ferramenta que pode ser usada em grupos de autoconhecimento algumas são apropriadas somente para atendimentos individuais e outras podem ser adaptadas a grupos de pequeno e médio porte.

É para te apoiar nesse processo que eu criei com base no Método Louise Hay as 10 ferramentas de Coaching grupo para você ter um passo a passo completo com início meio e fim sem se preocupar com  sequência e sem precisar se perguntar que ferramenta usar em determinados momentos.

Com essas ferramentas você ficará extremamente seguro em conduzir processos de grupos de 5, 10 ou até 25 pessoas, tanto no online quanto presencialmente.

 

Se você quiser fazer parte desses Coaches que aplicam esse Método, Clique Aqui!

 

É essencial para os Coaches aprenderem sobre caminhos trilhados por outras pessoas.

Vamos juntos!


Deixe Aqui o seu comentário:

Você também pode gostar