Eu acredito no princípio de que somos todos um em forma de que estamos todos ligados e que eu não posso te magoar sem me ferir. Mas em termos de ação e linguagem a sociedade é segmentada e isso é natural para o melhor entendimento.

Os adolescentes falam uma língua própria, os concurseiros outra, os empreendedores outra, políticos e advogados outra linguagem.

Cada seguimento de uma sociedade se comunica de forma única e própria e quando não falamos essa linguagem própria, nos desconectamos do segmento.

Trabalhar para empreendedores por exemplo, é um nicho de atuação e para ser assertivo, você precisa falar a língua deles.

Dentro do segmento empreendedores existem os sub nichos, (subnicho é uma forma mais específica do nicho, por exemplo empreendedorismo digital – empreendedores que atuam na internet). Cada um tem uma linguagem própria e se conecta mais facilmente com quem possui essa mesma linguagem.
Já trabalhar com emagrecimento, é um outro nicho e necessita de uma outra linguagem.

E mais que isso necessita de um conhecimento mais profundo e específico, já que para trabalhar com emagrecimento, o profissional pode se focar em várias vertentes diferentes como ansiedade, sedentarismo, mindset, genética, etc.. É preciso ter conhecimento específico sobre a área e estar sempre se informando e reciclando as informações.

Para realmente se conectar com seu nicho de atuação, o Coach precisa estudar sobre o nicho! E já pensou você ter a obrigação de estudar alguma matéria que você não gosta? Fica tudo mais difícil de estudar, aprender! Por isso a escolha de um nicho de atuação que te dê prazer é de muitas formas a mais assertivas.

O nicho de atuação é a sua causa, é a sua luta é o motivo que você levanta da cama todos os dias.

Com uma causa por trás dos seus serviços e produtos você Coach se sentirá mais motivado, mais animado e muito mais preparado para gerar a transformação necessária na vida do seu cliente.

Já sem um nicho de atuação, sem uma causa, você fica perdido no oceano de informações sem saber para onde ir e sem saber porque levanta da cama todos os dias.

Muitos Coaches me perguntam: “Ah se eu escolher um nicho de atuação na hora do atendimento quando aparecerem as outras áreas não poderei tratá-las?

Você pode tratar de todas as áreas da vida dentro de um processo de Coaching, mas você precisa ser especialista numa área única para passar mais credibilidade para o seu cliente através da sua linguagem e sabedoria.

A escolha do nicho e o pato

Você conhece a história do pato? Ele nada, voa e anda. Tudo mal. Não nada bem, não voa bem e não anda direito.

É mais ou menos isso que acontece quando não encontramos o nosso nicho, a nossa causa,nem nadamos, nem andamos e nem voamos bem e consequentemente não somos reconhecidos no mercado.

Olhe para a sua causa, veja que tipo de transformação você causou na sua vida nos últimos anos, veja no que você já é bom e para o que te procuram. E foque nesse público específico. Esse será o seu nicho de atuação.

Por incrível que parece quando fechamos o nosso leque alcançamos muito mais clientes e reconhecimento do que quando deixamos o leque aberto.

Vamos juntos!