As quatro piores distrações do empreendedor digital

distrações do empreendedor digital

Em 31.10.15

Antigamente era comum ouvir a expressão “estou aqui matando tempo”. Lembra?

Por que hoje em dia não ouvimos mais? Porque a internet nos trouxe um verdadeiro reino de distrações.

Eu, antigamente, detestava sala de espera de médico. Hoje em dia nem vejo esse tempo passar porque fico entre os textos do Facebook, as trocas de mensagens no whatsapp e os vídeos do Youtube. Ou seja: nunca mais matei o tempo.

Ah, até aí ok. Não poderia estar fazendo outra coisa mesmo enquanto olho para aquela recepcionista que marcou o meu horário às 15h30 e acha que é natural eu ainda estar esperando para ser atendida às 16h20. Ok, sem mágoas. Deixa eu enviar mais uma mensagenzinha aqui.

Mas a questão é que essas mesmas distrações surgem quando estamos no meio de um projeto, no meio de um envio de e-mail, na implementação de um modelo de negócios ou até mesmo enquanto estou escrevendo esse texto.

E uma ação que levaria, digamos, uma hora para acontecer muitas vezes nem vai até o fim ou demora 3x mais.

As 4 piores distrações do empreendedor digital e como eu as elimino:

1. TV

Eu e a maioria dos empreendedores digitais trabalhamos em casa, no sistema mundialmente conhecido – e glamourizado por alguns – como Home Office.

Mas na prática se você não se organizar e tiver foco o Home Office pode se transformar no gremilin das louças (joga água e ela aumenta) ou em momentos de inúmeras distrações com a programação da TV.

Aqui em casa, com uma decisão consensual entre eu e meus filhos, resolvemos aposentar a TV já faz um tempo e o resultado não poderia ser melhor. Bem, essa para alguns pode ser uma virada radical já que a TV faz parte do nosso cotidiano desde quando nascemos. Mas será que ela agrega mesmo valor à sua vida e aos seus negócios?

Vale a reflexão. Eu encaixotei a minha e só me arrependo de não ter feito isso antes.

2. As Mídias Sociais

A todo momento uma notificação, um alerta, uma chamada. Como eu trabalho boa parte do tempo online as mensagens que chegam são em sua maioria de trabalho e negócios.

Mas aprendi a deixar claro para as pessoas que meu telefone e meus canais de comunicação são a minha empresa.

Então, como nenhum amigo meu me visitava no meio do expediente quando eu era funcionária para me mostrar um vídeo engraçadinho, eu também não permito que façam isso hoje em dia nos meus canais de comunicação.

Retirar as notificações, tirar férias do whatsapp e desligar o telefone enquanto estou trabalhando são ações mais do que necessárias para a sobrevivência do meu negócio.

3. Música

Desse mal eu não morro mas muitos sim. Música pode ser sim uma excelente amiga da produtividade mas da improdutividade também. Eu prefiro não ouvir enquanto trabalho mas sei que muitos ouvem e se distraem profundamente daquilo que se propuseram a fazer, o que piora muito ao juntar música com mídias sociais. Os túneis das distrações do empreendedor digital podem te levar por horas e horas e você nem sentir.

4. E-mails

Eu indico a todos os meus Coaches o seguinte: saiam agora de todas as listas de e-mails que estão te enviando informações que não são relevantes para o seu negócio. Saia até da minha.

A caixa de entrada pode ser uma grande armadilha, tanto de improdutividade quanto de arapucas de cursos desnecessários disfarçados de urgentes.

As caixas de email estão repletas de pessoas dizendo o que você tem que fazer que é comprar algo delas. E em pouco tempo.

Sim, eu também faço isso e todo empreendedor digital vai fazer um dia, se ainda não está fazendo. Mas ao mesmo tempo que você compra ou não, sempre vai ficar com a sensação de que falta algo para você começar ou para dar um salto em seus negócios.

Eu falo seriamente: SAIA DE TODAS AS LISTAS QUE NÃO ESTÃO AGREGANDO VALOR PARA O SEU NEGÓCIO AGORA. SAIA, NEM QUE SEJA DA MINHA.

Vamos juntos!


Deixe Aqui o seu comentário:

Você também pode gostar