6 lições de Empreendedorismo na carreira de Madonna

Ao observar a minha filha de 10 anos dançando com o celular na mão, perguntei:

quem está cantando essa música? Recebi aquele olhar incrédulo de quem diz sem dizer: ‘não acredito que você está me fazendo essa pergunta.’  E em seguida um sorriso feliz que dizia:  Mãe, essa é a Madonna. Madonna é diva, mãe.

 

E, aconteceu novamente um daqueles instantes em que o tempo parece voar, corri a memória e me lembrei da primeira vez que ouvi Madonna cantar: e eu tinha exatamente aquela mesma idade e lá se foram 30 anos. E o pensamento rápido saltou: Madonna é phod@ e tem muito a nos ensinar.

Desde sempre considerei a Madonna uma das pessoas mais inteligentes do planeta mas era algo que eu pensava e o pensamento esvaia. Há um mês atrás numa sessão de Coaching onde eu atendi a Coach Cris Taylor que também é fã do lado empreendedor da Madonna, conversávamos exatamente sobre isso: imagina uma palestra da Madonna sobre empreendedorismo?

Sabe como é Coach quando encontra com Coach as ideias fervilham e eu tenho o privilégio de ter esses encontros todos os dias aqui na CoachToria.

Bem, voltando ao som do celular da minha filha. Comecei a explicar algumas ideias pra ela e resolvemos escrever esse artigo juntas.

Boa parte dessas  6 lições saíram da cabecinha da minha filha (e eu preciso confessar que isso me enche de orgulho).

Aqui estão as 6 lições que podemos aprender com a Diva sobre empreendedorismo:

(ah antes de começar eu preciso dizer que essas lições surgiram de um brainstorming escrito naquele momento no livro Trabalhe 4 horas por semana que eu estava lendo. Era o que eu tinha em mãos naquele hora. Então a lição bônus: anote suas ideias)

  • Não esperou o livro genial do Austin Kleon sair para roubar como uma artista. Pegou os trejeitos da Cher fez um mix com a herança e lacuna deixada pela Marilyn e colocou o bloco na rua. Muitos empreendedores estão esperando pela ideia original aquela ainda não inventada para colocar o time em campo. Então a primeira lição de Madonna é: modele primeiro, junte os estilos e inove depois. As ideias originais não surgem na teoria e sim na prática.
  • Evoluiu com a geração atual e nunca ficou para trás. Sempre está fazendo algo novo com as pessoas que estão inovando também e se junta a elas. Muitos empreendedores que se lançam e acertam na ideia acabam estagnados sem inovar e num momento mais ‘difícil’ os obstáculos apertam mais ainda porque o mundo muda rápido e a nossa mentalidade e ação precisam mudar rapidamente também. Acompanhar o novo que entra diariamente em todos os mercados, essa é uma baita lição de empreendedorismo da diva.
  • Não se envolve em brigas de Twitter, se dá bem com todo mundo. Falando bem ou mal estão falando dela. Essa é mais uma lição, apesar de ter recebido inúmeras críticas ao longo da carreira, Madonna se manteve firme com sua autoestima e autoconfiança inabaladas sempre com o foco em seu propósito. Se envolver com as opiniões negativas a respeito do seu negócio não é a melhor saída. Ignore quem não acredita em você e siga em frente. As pessoas vão parar de falar e mudar totalmente de ideia quando virem a sua transformação. E lembre-se: a maior parte das pessoas que criticam estão falando sobre elas mesmas e não sobre você.
  • Subir ao topo é relativamente fácil mas permanecer nele por décadas encantando gerações pode ser muito desafiador. Madonna permaneceu porque não fez do topo um lugar solitário. Fica a dica.
  • Ao contrário de outros astros pops fez da fama uma festa, um lugar divertido e fácil de conviver. Essa é uma das lições a ser aprendida pelos empreendedores. Empreender pode ser muito solitário porque na maior parte das vezes as pessoas ao nosso redor estão em outra. >>> Por isso é importante se reunir presencialmente com pessoas que pensam na mesma direção que você. <<<Esteja presente e divirta-se nos eventos.
  • Não tem medo da crítica e tão pouco medo de errar. Arrisca o tempo todo. Sabe que tem um público fiel que pensa e sente como ela. No planeta existem bilhões de pessoas e nesses bilhões, milhares pensam iguais a você e estão esperando somente a sua mensagem para te seguirem. Não existe escassez de gente. Muitos a detestam mas quem ama, ama e consome vorazmente sua música, sua imagem e suas ideias.  Ela sabe que seu público-alvo pensa como ela e não comete o erro fatal de querer agradar a todos. Dessa forma consegue ser admirada por cinquentões, quarentões, trintões, vintões e pela geração teen que inclui a minha filhota. Seu público cresce com os novos nascimentos porque o nicho de atuação da Madonna é ser diva. Eterna.

 

 


Deixe Aqui o seu comentário:

Você também pode gostar