5 Dicas para Coaching online – Via skype –

Em 19.10.15

 

Você tem medo ou insegurança de atender online?

Fica na dúvida se irá realmente se conectar com o Coachee ou se vai haver o tão famoso rapport?

Não acredita que a transformação possa ser alcançada através do atendimento online?

Tem dúvidas sobre equipamentos e a internet?

Se sim, esse texto é para você. Se houver mais dúvidas basta comentar no post que eu repondo. 🙂

Eu me formei como Coach em 2011 e logo comecei a atender presencialmente. Montei um belo CoachTorio em Copacabana aqui no Rio de Janeiro mas eu era absurdamente inexperiente com vendas e marketing e os poucos Coachees pagantes que apareciam não eram suficientes para manter o espaço e as despesas.

Um dos dias mais tristes da minha vida foi o dia que entreguei as chaves do espaço.

Me lembro como se fosse hoje eu me perguntando: E agora, Coach?

Passei semanas pensando no que ia fazer e a resposta começou a surgir quando uma menina de BH começou a me contactar e insistir para ser atendida. Dai eu precisava entender mais sobre uma ferramenta que eu mal conhecia na época: o Skype.

Me lembro que havia pouquíssima informação na internet sobre o assunto e encontrei um blog tosco mas que me foi muito útil e que agradeço até hoje que dizia o que suficiente para eu decidir começar a atender online.

A informação era: Nos EUA 80% dos atendimentos de Coaching são realizados via skype ou telefone.

Estava ali a resposta que eu precisava: FUNCIONA!

E de lá para cá foram cerca de 3 mil horas de Coaching 100% online, aplicando ferramentas, visualizações, criando novas ferramentas e aprendendo sobre técnicas metafísicas para não haver interrupção nas chamadas.

Nesses anos eu vi de tudo acontecer nos processos e vi muitos saltos de possibilidades dos meus Caachees.

É verdadeiramente mágico o Coaching de Excelência sendo entregue online.

E para você que está começando agora, eu tenho 5 dicas para te apoiar nessa jornada:

 

  1. Você não precisa de um notebook de alta geração, nem de uma câmera top e também você não precisa se apegar ao que os Institutos ensinam sobre o rapport (olho no olho) existem muitas maneiras de se gerar rapport online. Tudo que você precisa para atender via skype é de uma ótima conexão com a internet. O resto é flow.
  2. Seja sempre pontual, envie uma mensagem por e-mail, whasapp ou via skype mesmo pelo menos trinta minutos antes avisando ao Coachee que em breve vocês estarão juntos. Essa mensagem é muito importante para gerar comprometimento do Coachee e ele perceber o quanto você está atento e valorizando o processo.
  3. Aprenda a calcular mentalmente o tempo das suas sessões, com o tempo você estará condicionado a atender e oferecer tudo do melhor para o seu coachee em exatamente uma hora. Os meus clientes elogiam muito o fato das minhas sessões durarem sempre uma hora cravada na grande maioria das vezes.
  4. Oriente o seu Coachee previamente sobre tudo que ele precisa saber para se sentir confortável na sessão: ambiente seguro, pontualidade, água para ele não precisar se locomover e que ele esteja se sentindo amplamente bem. Diga sempre ao seu Coachee que o mais importante em todo esse processo é o bem-estar dele.
  5. Você pode gravar ou não as sessões. Mas fique sempre alerta sobre o envio e a opção de bloqueio dessa visualização pelo youtube. Lembre-se sempre que essas informações pertencem ao Coachee e estão protegidas pela ética da confiabilidade.

 

Dica bônus: Na maioria dos meus atendimentos eu não uso câmera. e para isso eu precisei estudar muito e me especializar em voz e emoção. O uso da câmera é sempre escolha do Coachee se ele optar eu uso também senão, eu fico com a voz que a meu ver é muito mais conectora e compartilhadora do que a imagem (que remete muito mais ao julgamento), eu comecei a experimentar acatando aos pedidos de alguns Coachees e…

…descobri que a assiduidade nas sessões aumentou muito depois que (por pedidos de alguns coachees e problemas de conexão) eu resolvi trabalhar sem imagem e descobri que os Coachees se sentem muito mais a vontade para compartilhar e também para comparecer as sessões.

Bem, essa é uma prática que dá muito certo para mim e saiba que testar é sempre uma opção para você descobrir qual a sua forma de trabalhar que se adapta melhor ao seu Coachee e que irá levar a verdadeira transformação que somente um processo de Coaching é capaz de alcançar.

 

Vamos juntos!

 

 

 

 


Deixe Aqui o seu comentário:

Você também pode gostar